Celesc reforça operação durante o Carnaval

data 24 de fevereiro de 2025

Empresa amplia número de equipes e estrutura de atendimento para ocorrências emergenciais no litoral catarinense.

A Celesc reforçará sua estrutura de atendimento ao sistema elétrico durante o Carnaval, período de grande fluxo turístico em Santa Catarina. Para agilizar o restabelecimento da energia em caso de ocorrências em Florianópolis, a empresa contratou quatro caminhões para atender emergências pesadas, que estarão estrategicamente no Norte da Ilha, no Sul da Ilha, na Pinheira e em Palmas. Esses contratos preveem a disponibilidade das equipes entre 26 de dezembro de 2024 e oito de março de 2025, com um investimento total de R$ 314.466,80. 
Além do suporte operacional, a Celesc ampliará o número de funcionários destacados para emergências. Será colocado um efetivo extra de sete coordenadores técnicos e mais de 260 eletricistas em todo o Estado. Somente na Capital serão, diariamente, 72 eletricistas distribuídos em caminhonetes e outros 16 eletricistas alocados nos caminhões de emergência pesada. 
Essa estratégia segue o modelo adotado em anos anteriores e visa minimizar os impactos de possíveis problemas na distribuição de energia elétrica em um dos períodos de maior movimento turístico no Estado. 
Para garantir um fornecimento de energia mais estável durante o Carnaval, a Celesc também realizou manutenção preventiva em regiões que receberão milhares de foliões nos próximos dias. As ações incluíram a poda de árvores próximas à rede elétrica e inspeções detalhadas em subestações e linhas de distribuição.

Dicas de segurança 
Para evitar acidentes elétricos e garantir um Carnaval seguro, a Celesc orienta a população a seguir algumas recomendações: 
Cuidado com a rede elétrica: não trafegue sob a fiação em trios elétricos ou veículos altos que possam encostar nos cabos.
Distância segura: mantenha acessórios e objetos longe da rede elétrica, evitando o uso de materiais condutores como fitas metalizadas, papel alumínio ou fios de cobre.
Nada de serpentinas na fiação: confetes e serpentinas, metálicos ou não, não devem ser lançados sobre a rede elétrica.
Atenção redobrada com a eletricidade em áreas molhadas: evite o uso de aparelhos elétricos próximos a duchas ou piscinas.
Acidentes com postes: em caso de colisão de veículos contra postes, não saia do carro se houver fios partidos e acione a Celesc (0800 048 0196) e o Corpo de Bombeiros (193).
Evite ligações clandestinas: além do risco de choques elétricos, esse tipo de ligação é crime, com pena de até quatro anos de reclusão.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia