Noticias relacionadas
Há pouco mais de dois anos, Ricardo Castro quis trazer para Jaraguá do Sul um novo conceito para o exercício do direito: o de escritório boutique. Seguindo conceito europeu, a ideia é oferecer um atendimento personalizado e com foco total no relacionamento com o cliente. “Na prática, significa dizer que não trabalhamos com intermediários nos processos. É o próprio advogado que cuida do caso do início ao fim. O atendimento é realizado de forma rápida, sem burocracia, e sem formalidade. O cliente tem o WhatsApp do advogado, que responde independentemente do horário, sem estagiários e sem assessores”, explica ele.
Para se enquadrar nesse conceito, um dos critérios é contar com profissionais altamente especializados. O Dr. Ricardo atua no direito civil, mais especificamente no direito de família e direito imobiliário. Formado em direito em 2019, ele buscou especialização na área e passou dois anos atuando no escritório da Castro Advocacia de Itapema/SC, um dos escritórios mais atuantes no ramo imobiliário de Santa Catarina, pois atende as principais construtoras do litoral catarinense, onde vivenciou demandas e serviços de alta complexidade.
“Lá os imóveis costumam ter um valor muito mais alto e, diferente daqui, as compras costumam ser negociadas diretamente com a construtora, sem passar por bancos, sem burocracia, e, consequentemente, aumenta o número dos conflitos negociais, mas nem por isso correm mais riscos, pois o imóvel é a principal garantia do negócio e, com o atendimento jurídico especializado, as chances de perda são quase nulas”. A necessidade de contratação de um advogado, no entanto, faz-se necessária não somente quando se chega a esse ponto. Segundo o Dr.Ricardo, a consultoria deve ocorrer desde o início. “As pessoas pecam ao não checar a matrícula do imóvel e se deparam com problemas como a penhora de bens, imóvel em inventário ou usufruto, entre outros, isso porque o cliente não compreende o conceito jurídico de posse e propriedade e muitas vezes negociam a compra com o possuidor e não com o verdadeiro proprietário do imóvel”, reitera ele, que alerta para o cuidado também com contratos de locação.
Ricardo Castro atua ainda no direito da família, cuidando de processos de divórcio, guarda, inventário, entre outros. Atua também na área do direito desportivo. Esse último ele salienta que é mais por hobby pelo fato de ter sido atleta no passado. Também especializado na área, hoje ele trabalha com a representação de técnicos e atletas e cuida de toda a parte documental que envolve suas carreiras.
Na foto, Ricardo Castro e as parceiras associadas, Djéssica Barbosa e Amanda Becker.
Parceiros associados em outras áreas
Para fazer parte dessa empreitada, Ricardo Castro convidou a criminalista Djéssica Barbosa para ser uma parceira associada. Atuante em uma das áreas mais difíceis e perigosas do direito, ela foca seu trabalho no cumprimento da lei e na luta contra a desinformação. “Muitos têm a ideia de que a minha área se dedica a ‘defender bandidos’, mas o que fazemos é defender que o direito seja aplicado da forma correta. Existe esse preconceito e creio que conhecer os direitos e deveres de cada um perante a constituição deveria ser regra dentro da sociedade”, ensina.
Os anos de atuação também fizeram dela uma pessoa mais empática, que busca conhecer a história e motivação de cada cliente e se orgulha de nunca algum deles ter reincidido no crime. “Ninguém quer ficar preso para sempre e busco o que está ao meu alcance para que a justiça seja cumprida dentro da lei”, afirma ela, revelando que o segredo para ter sucesso nesses casos é nunca prometer nada ao apenado para não gerar ansiedade e fazer as perguntas certas no momento da audiência, que para ela é fundamental. “É no júri, com a fala das testemunhas e apresentações dos fatos, que está a possibilidade da vitória”, destaca.
Save Inteligência Tributária
A Castro Advocacia tem como sua grande parceira na área tributária a Save Inteligência Tributária. Composta por advogados, contadores e economistas, o escritório atua no Brasil todo com consultorias nas áreas de planejamento sucessório e societário, a tributação em si, além de aquisições, cisões, fusões e incorporações. Amanda Becker responde por essas áreas e explica que a importância do trabalho está em se antecipar a um possível problema através de um estudo de tese. Nesse caso, os clientes não são fixos e não costumam criar vínculos com a Save, mas a contratação ocorre pontualmente visando que todos os processos ocorram da melhor maneira possível.
“Nossos clientes costumam ser holdings, empresas que detém a posse majoritária de ações de outras empresas centralizando o controle sobre elas e o nosso prazo de atuação para cada caso costuma ficar entre seis meses e um ano”, explica. Assim como no escritório de advocacia, o trabalho também é personalizado e, por esse motivo, tem o aval do Dr. Ricardo.
