A semana começou com mais uma importante obra entregue na área da Educação, em Jaraguá do Sul. Desta vez, autoridades do Município acompanharam a solenidade de inauguração das obras de restauro do Casarão Histórico da Escola Municipal de Educação Básica, Ricieri Marcatto, no bairro Rio Cerro I. Por tratar-se de uma edificação de cunho histórico, patrimônio cultural do Município, as intervenções foram cuidadosamente pensadas a fim de preservar a originalidade da construção. As obras incluíram reparos na cobertura, melhorias nas instalações elétricas e de prevenção e combate a incêndio, além de outras demais benfeitorias necessárias à segurança dos alunos e servidores. Na área externa, o projeto incluiu elementos modernos que complementaram a arquitetura do prédio.
Noticias relacionadas
Os trabalhos começaram em novembro/2023 e foram concluídos em novembro de 2024. A execução ficou por conta da empresa R.S.A. Planejamento & Construção. O Município investiu R$ 824.032,03. O casarão vai abrigar a biblioteca, uma sala de aula, laboratório multiuso e sala dos professores.O prefeito Jair Franzner destacou em seu discurso o compromisso da Administração com a educação pública de Jaraguá do Sul e lembrou que está na história do Município o comprometimento e valorização ao ensino.
“Hoje nós celebramos a restauração de um prédio com mais de 100 anos. E, isso nos mostra, que há mais de um século as famílias já tinham a educação como prioridade. Esse prédio é um símbolo do quanto o conhecimento foi, e é importante para a nossa comunidade.
”História da EMEB Ricieri Marcatto
A EMEB Ricieri Marcatto tem 117 anos de história. A escola, cuja edificação foi baseada na arquitetura enxaimel, trazida pelos colonizadores alemães, iniciou suas atividades em 1908, localizada num terreno próximo à Sociedade Alvorada, com o nome de Escola Isolada Rio Cerro I. Era mantida por uma sociedade particular, formada por membros da comunidade. A própria comunidade arcava com o vencimento destinado aos professores. Após a venda da antiga edificação, a escola, a partir de 9 de maio de 1943, passou a funcionar onde está localizada atualmente. Foi construída no terreno doado pelos Senhores Guilherme Raduenz e Carlos Gielow.
Posteriormente, a escola passou para a responsabilidade do Estado, denominando-se Escola Reunida Ricieri Marcatto, em homenagem ao Sr. Ricieri Marcatto, líder político que colaborou para a emancipação de Jaraguá do Sul. Em 1993, foi municipalizada e construiu-se novas instalações, ao lado da antiga escola, que começou a funcionar no início do ano letivo de 1994, passando a ser de inteira responsabilidade do Município.
