Carros elétricos e híbridos batem recorde de vendas no Brasil em janeiro

data 1 de abril de 2024

O ano 2024 começou com as vendas de carros elétricos e híbridos em alta no Brasil. Nem mesmo a volta da cobrança do imposto de importação foi suficiente para impedir…

O ano 2024 começou com as vendas de carros elétricos e híbridos em alta no Brasil. Nem mesmo a volta da cobrança do imposto de importação foi suficiente para impedir mais um recorde e janeiro foi o segundo melhor mês de toda a série histórica.
Segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), janeiro de 2024 manteve o forte ritmo de crescimento do ano anterior. Foram emplacados 12.026 veículos eletrificados (elétricos e híbridos) no país, número que representa um avanço de 167% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Dentro do segmento, os carros elétricos a bateria (BEV) se destacaram, assumindo a liderança entre os eletrificados pelo segundo mês seguido – com 4.358 emplacamentos ou 36% do total. Na comparação com janeiro de 2023, o crescimento dos elétricos a bateria foi de impressionantes 477%.
Ainda fortes na preferência, os híbridos plug-in (PHEV) vêm logo depois com 3.910 unidades vendidas, um crescimento de 139% sobre janeiro de 2023 e uma participação de 32,5% sobre as vendas totais de eletrificados no mês.
Enquanto isso, os híbridos convencionais (não plug-in) totalizaram 3.758 emplacamentos em janeiro, sendo 1.593 HEV flex, 1.261 HEV a gasolina e 904 MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), representando 31% do total de eletrificados.

Carros elétricos e híbridos exigem mais cuidado na manutenção
Antes de optar pela compra, porém, é preciso ter ciência de que o tratamento dispensado ao veículo precisa ser diferenciado. A manutenção deve ser preventiva para evitar gastos futuros e cada modelo tem particularidades que impõem desafios de reparação.
Por isso, é importante que as oficinas mecânicas e auto centers invistam em treinamentos técnicos especializados para que seus colaboradores aprimorem os conhecimentos no manuseio desses veículos.
Além disso, é preciso adaptar as oficinas para que não aconteçam acidentes causados pelas baterias de alta tensão. Portanto, a oficina ou o auto center deve se preocupar com o local em que o automóvel será desmontado, que precisa ser isolado de água e demais condutores de energia.
O ponto positivo é que essa manutenção preventiva costuma ser mais barata, pois os veículos elétricos e híbridos têm menos peças e acessórios. Dessa forma, o desgaste mecânico é menor e precisa de menos manutenção.
Agora que você já conhece um pouco sobre esses modelos, que tal apostar na compra? Fale com um dos atendentes especializados da Fachini Veículos e confira as condições.

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