Capsi promove primeiro encontro de psicoeducação

data 16 de maio de 2024
autor

Crédito: Danielli Sebirino

A iniciativa foi voltada aos responsáveis pelos jovens que frequentam o serviço, tendo como objetivo orientar e capacitar esses familiares.

A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), da Secretaria de Saúde, promoveu na noite da última terça-feira o primeiro encontro de psicoeducação para os responsáveis pelas crianças e adolescentes acompanhadas pelo serviço.
Essa iniciativa prevê que os responsáveis sejam orientados e capacitados para lidarem melhor com seus filhos, entendendo os familiares como parte importante no processo de melhoria dos quadros de adoecimento mental na infância e juventude.
O encontro teve como temática o transtorno de ansiedade generalizada e a depressão, contou com a presença da equipe do Capsi e foi conduzido pelo psiquiatra Alírio Marques Damasceno Júnior, que avaliou a roda de conversa como “proveitosa, com boa interação dos pais”.
A psicóloga, Ana Raquel Rodrigues Klippel, supervisora do serviço, avalia este primeiro encontro de forma bastante positiva. “Foi um espaço importante de informação, onde os familiares puderam sanar dúvidas e compartilhar suas dificuldades no cuidado com seus filhos”.
A proposta prevê mais dois encontros no decorrer do ano, nos quais serão abordados outros transtornos mentais recorrentes neste público. “É sempre importante aproximar os familiares dos serviços em saúde, pois sua participação no processo de tratamento dos seus filhos é fundamental”, ressalta a gerente de saúde mental, Érica Rabelo Domingues.
O secretário de saúde, Alceu Gilmar Moretti reforça a importância da parceria entre as famílias e os serviços de saúde para melhor efetividade dos tratamentos.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia