Na sessão desta quinta-feira, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul debateu diversas sugestões para melhorar a segurança no trânsito da cidade. As propostas foram apresentadas para serem encaminhadas ao Executivo municipal, por meio das secretarias competentes, com o objetivo de atender reivindicações da comunidade e reduzir o risco de acidentes.
Uma das propostas é a implantação de uma faixa de pedestres elevada no Bairro Ilha da Figueira, na Rua Rinaldo Bogo, perto do Moto Clube Cano Quente. A justificativa da medida é a dificuldade dos pedestres para atravessar a via, mesmo com o redutor de velocidade ajustado para 60 km/h. O propositor da matéria aponta que muitos motoristas não reduzem a velocidade no local, dificultando a travessia. Além disso, a presença de uma curva nas proximidades deixa a situação ainda pior.
Outra sugestão feita foi a instalação de um redutor eletrônico de velocidade ou lombada física na Rua José Rosá, no Bairro Barra do Rio Cerro. Moradores relataram que o tráfego na rua, que se tornou mais intenso após alterações no trânsito local, tem apresentado veículos em alta velocidade, colocando em risco os pedestres e motoristas. A instalação de um redutor visa garantir a segurança desses transeuntes.
Também foi solicitada a implantação de uma faixa de pedestres elevada na Rua José Picolli, no Bairro Estrada Nova. Além disso, foi discutida a necessidade de refazer a pintura da faixa de pedestres na Rua Artur Aldrovandi, no Bairro Rio Molha, atendendo à demanda dos moradores, que enfrentam dificuldades para atravessar a via, especialmente no final da tarde.