Em sessão realizada ontem, a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou uma moção em homenagem ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Jaraguá do Sul (Comdim), que há 20 anos atua em prol dos direitos das mulheres na cidade.
O conselho foi criado em 2004 e desempenha um papel de instituição consultiva, propondo e fiscalizando políticas públicas direcionadas às mulheres. A moção considera as competências do Comdim, delineadas de forma clara e abrangente, refletindo o compromisso incansável do Conselho em promover uma sociedade mais justa, igualitária e segura para as mulheres. A matéria lembra que suas atribuições incluem formular diretrizes da política municipal dos direitos da mulher, fornecer orientações ao governo municipal para a implementação de medidas eficazes, prestar assessoramento ao Executivo, fiscalizar a legislação vigente, receber denúncias e promover campanhas educativas.
Destaca-se também a abrangência e profundidade do trabalho realizado pelo Conselho, estabelecendo vínculos importantes com a comunidade, promovendo canais permanentes de relação com os movimentos de mulheres e apoiando grupos autônomos. Para a autora da matéria, essa abordagem participativa e colaborativa é essencial para o fortalecimento da democracia e para assegurar que as políticas implementadas estejam alinhadas com as reais necessidades e demandas das mulheres.
A moção aprovada por unanimidade foi entregue à presidente do Comdim, a coronel da PM Arlene Sousa da Silva Villela.
Noticias relacionadas
