Câmara de Jaraguá recorda vida e trabalho do pe. Antônio Echelmeyer

data 4 de abril de 2025

Sacerdote auxiliou na construção da Igreja Matriz de Nereu Ramos e se ordenou ao lado do venerável pe. Aloísio Boeing.

Na palavra livre da sessão dessa quinta-feira, o vereador Osmair Gadotti (MDB) relembrou os 40 anos de falecimento do padre Antônio Echelmeyer, SCJ, idealizador e construtor da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos.
“Ao todo, pe. Antônio Echelmeyer atuou na região por cerca de quatro décadas, deixando grandes marcas de sua dedicação e zelo, tanto pelas obras edificadas, como pelo sacerdote, conselheiro, líder e amigo que foi”, afirmou o parlamentar.
O sacerdote nasceu em 1913 em Emsdetten, na Alemanha, e professou os votos de castidade, pobreza e obediência na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) em 1936, dois anos depois de ter imigrado ao Brasil. Foi ordenado em Taubaté/SP em 1940, ao lado do venerável pe. Aloísio Boeing, que está em processo de beatificação.
Grande parte do seu sacerdócio ocorreu em Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul, onde foi responsável pela construção da atual Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, inaugurada em 1952, assim como de outras obras pastorais na região. Após trabalhar em outras paróquias nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, retornou a Nereu em 1962, após um abaixo-assinado da população. Ele permaneceu em Jaraguá do Sul até sua morte em cinco de abril de 1985, em uma sexta-feira santa.
Além disso, ele também coordenou partes da construção do prédio do Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá.
Gadotti finalizou sua fala ao estender o convite aos parlamentares e munícipes para a Santa Missa neste sábado, às 19 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, celebrada por Dom Murilo Sebastião Krieger, SCJ, Arcebispo Emérito de Salvador/BA. A celebração eucarística contará também com a presença do Coral do Centro de Cultura Alemã de Jaraguá do Sul.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia