Câmara aprova moção de apelo por celeridade em cirurgias de catarata

data 11 de abril de 2024

Atualmente, cerca de 600 pessoas aguardam na fila por procedimento.

Na sessão desta quinta-feira, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul deliberou e aprovou por unanimidade uma moção de apelo direcionada à administração municipal. A moção pede medidas urgentes para acelerar os procedimentos de cirurgia de catarata na região.
A catarata, condição que compromete gravemente a visão do paciente, caracteriza-se pela opacidade do cristalino ocular, resultando em visão embaçada e prejudicada. Quando não tratada, pode levar à perda total da visão, relegando os afetados a uma condição de enxergar apenas vultos e, em casos mais graves, à cegueira.
O tratamento da catarata é amplamente conhecido por sua eficácia através da cirurgia e os procedimentos, muitas vezes rápidos e realizados sob anestesia local, variam desde a remoção da lesão até intervenções mais complexas, como a extração completa do cristalino. Um aspecto crucial é que essas cirurgias geralmente permitem que os pacientes voltem para casa no mesmo dia, sem a necessidade de ocupar leitos hospitalares.
Contudo, apesar da disponibilidade desses procedimentos, cerca de 600 pessoas em Jaraguá do Sul aguardam na fila atualmente. Muitas dessas pessoas enfrentam sérias dificuldades de visão devido ao prolongado tempo de espera.
A moção foi enviada à prefeitura jaraguaense para ciência do apelo.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia