Conhecida por fomentar a matriz econômica focada na inovação e tecnologia, Jaraguá do Sul deve em breve ganhar um novo investidor: a BTA Aditivos. Com matriz na cidade de Xanxerê, no Oeste do Estado, a empresa planeja instalar uma nova unidade fabril no município a partir do segundo semestre de 2022, no bairro Santa Luzia. Na última terça-feira, no escritório da própria BTA no município, o plano de implantação da nova unidade industrial da empresa foi apresentado ao prefeito, Antídio Lunelli, e ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daniel Gustavo Schmitz Arruda pelo CEO da BTA, José Valter. Também estavam presentes o gerente da Unidade de Gestão de Programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ricardo Amádio e o diretor de Administração e Finanças do grupo de Xanxerê, Vladimir Rissardi.
A BTA Aditivos trabalha com duas importantes frentes no mercado: aditivos para nutrição de animais de produção e de pets, trazendo resultados não só para rações e matéria-prima, mas também para o processo produtivo e para a biosseguridade como um todo. Já a divisão industrial da BTA oferece detergentes e desinfetantes de alta performance para higienização de ambientes, equipamentos e utensílios na indústria alimentícia. As soluções oferecidas são destinadas tanto para o tratamento antimicrobiano como para o controle microbiológico, melhor desempenho dos animais de produção e na recuperação de performance de matérias-primas e produtos acabados.
Para Lunelli, a vinda da BTA para Jaraguá do Sul deve ser celebrada. “É um importante marco neste sentido, pois é uma empresa que possuí em seu DNA a pesquisa e inovação no setor industrial, com produtos de alto valor agregado e que necessita de mão de obra altamente qualificada”, declarou o prefeito. Já o secretário, Daniel Arruda acrescenta que a empresa planeja construir dentro de seu novo parque industrial uma incubadora tecnológica para pesquisa e aperfeiçoamento de seus produtos. “A chegada desta indústria irá gerar uma demanda por empregos altamente qualificados e especializados além, é claro, de fomentar a instalação de toda uma nova rede de outras empresas e prestadores de serviços para atender tanto as necessidades da BTA, quanto dos trabalhadores que aqui se instalarem”, projetou.