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As montadoras chinesas estão apostando alto em novos mercados e o Brasil já aparece em posição de destaque como principal destino de exportação de carros elétricos e híbridos do país asiático, superando a antiga líder Bélgica.
Segundo dados da Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA), as exportações desses modelos para o Brasil superaram a marca de 40 mil unidades em abril. Para efeito de comparação, o resultado é 13 vezes acima do registrado nos quatro primeiros meses de 2023. Em janeiro, o país ocupava a décima colocação da lista.
A BYD é uma das gigantes chinesas que está construindo um novo complexo para fabricação de veículos em solo nacional e a produção pode começar até o fim deste ano. A GWM também pode começar as operações na sua planta brasileira já no segundo semestre de 2024.
Mas por que você deveria dar uma chance para esses veículos, especialmente os modelos híbridos? Mesmo com dois motores, um elétrico e um a combustão, sua manutenção pode custar menos que a de um modelo convencional.
Para começo de conversa, o motor elétrico raramente demanda manutenção. E é justamente o menor uso do motor a combustão interna de um híbrido, em função da atuação do motor elétrico, assim como alguns sistemas auxiliares, que altera seus períodos de manutenção.
O primeiro exemplo de como o proprietário pode se dar bem com uma manutenção mais econômica se refere às pastilhas de freio. De acordo com especialistas, o sistema de regeneração da frenagem “absorve” tanta energia durante as desacelerações que acaba alongando a vida útil das pastilhas.
Os manuais dos carros híbridos também estabelecem a manutenção de alguns componentes pelas horas de uso e não por tempo. A troca do filtro de ar, por exemplo, depende muito da forma como o veículo foi usado. Se rodou muito apenas no modo elétrico, ele vai demorar a sujar. Se for um híbrido plug-in, que carrega na tomada, vai demorar mais ainda. Por esse motivo, uma análise visual na oficina é soberana para determinar a troca.
O mesmo pode ser considerado a respeito das velas de ignição. Quanto menos o motor a combustão for usado em favor do elétrico, mais elas vão durar, chegando aos 120 mil quilômetros. Outros sistemas, como a suspensão, tem a manutenção como a de qualquer carro convencional.
Um ponto sensível dos carros híbridos é o ar-condicionado. Em alguns modelos, o sistema de arrefecimento das baterias está associado à climatização. Por isso, para muito além do conforto dos ocupantes, é essencial que esteja em perfeitas condições. A boa notícia é que o sistema não precisa de manutenção regular e só costuma dar problema em caso de acidente.
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