A WEG, a maior empresa aqui de Jaraguá do Sul, conhecida pela produção de equipamentos eletro-eletrônicos, recentemente tornou público seu envolvimento com a SpaceX, a renomada empresa aeroespacial fundada por Elon Musk. Este acordo de colaboração se propõe a levar as capacidades de engenharia de Santa Catarina a novos patamares.
Noticias relacionadas
Conforme divulgado pela WEG, a SpaceX está empreendendo a criação de sua própria Unidade de Separação do Ar. Esta iniciativa vem da necessidade de uma quantidade significativa de oxigênio, um ingrediente crucial para o combustível de foguetes. Para evitar custos exorbitantes com a aquisição de terceiros, a autoprodução de oxigênio emergiu como uma solução viável e econômica.
A Atlas Copco Gas and Process, reconhecida globalmente como uma das principais provedoras de compressores de ar, foi encarregada de fornecer o conjunto de compressores principais para as unidades de separação de ar. Como parte integrante deste projeto, a WEG foi a escolhida por Elon Musk e a SpaceX para fornecer os motores que irão alimentar essas unidades de separação de ar.
Um trabalho conjunto meticuloso entre as equipes da WEG e da Atlas Copco Gas and Process resultou em soluções técnicas personalizadas para a SpaceX. Este esforço colaborativo, afirmam fontes da empresa, foi o fator fundamental para o triunfo do projeto.
Este é um marco importante para a WEG e Santa Catarina, já que ilustra o potencial da região no mercado aeroespacial global. A parceria com Elon Musk e a SpaceX certamente abre portas para futuras oportunidades de colaboração e inovação.