Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, registrou em um dia quase todo o volume de chuvas esperado para o mês de janeiro inteiro.
Noticias relacionadas
Segundo o município, em 24 horas – entre 12h de quarta (15) e 12h desta quinta – choveu 197,8 milímetros, quase a média esperada para todo o mês de janeiro, que era de 215 milímetros. Foi decretada situação de emergência.
Para entender então o que significam os volumes de chuva, o cálculo deve ser feito em milímetros e metro quadrado.
Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 197 mm, seriam 197 litros de água em cada metro quadrado.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a Avenida do Estado, uma das principais da cidade, tomada por alagamentos. Nas imagens, confirmadas pela prefeitura, é possível ver uma fila de carros se formando, enquanto a água invade as pistas.
A prefeita Juliana Pavan (PSD) decretou situação de emergência para desencadear o Plano Emergencial de Respostas aos Desastres e convocar voluntários para reforçar as ações de resposta e poder fazer campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.
Pavan revelou que estar sem itens básicos para os trabalhos, como galochas e colchões para abrigos. Isso porque o município doou tudo que tinha ao Rio Grande do Sul no ano passado, durante o desastre climático que assolou o Estado vizinho.
“Todos os esforços são para conter os estragos. Preciso de ajuda, estamos sem equipamentos, colchões… Isso tudo foi destinado ao Rio Grande do Sul “, contou.
O município afirma ao menos 14 unidades de educação foram atingidas. As atividades nos polos de férias foram suspensas e a sede da Secretaria de Educação ficou totalmente ilhada.
*Com informações do G1SC