A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Samae, assinou na manhã desta sexta-feira a Ordem de Serviço (O.S) autorizando o início da construção da maior Estação de Tratamento de Esgoto do Município, a ETE do bairro Centenário. Orçada em pouco mais de R$ 45 milhões, a nova estação irá abranger, além dos bairros já atendidos pela ETE da Ilha da Figueira (Águas Claras, Barra do Rio Molha, Boa Vista, Centro, Ilha da Figueira, Nova Brasília, Rio Molha, Vila Baependi, Vila Lalau e Vila Nova), também os bairros João Pessoa, Vieira e Centenário.
O prefeito, Jair Franzner destacou a importância deste momento para o saneamento do município. “Vamos atender os bairros que ainda não possuem rede coletora de esgoto e até 2028 pretendemos ampliar os índices de cobertura, chegando a praticamente 100% da área urbana sendo atendida. Somos referência nessa área, pois já atingimos a meta preconizada pela Organização Mundial da Saúde com 10 anos de antecedência”, destacou.
Noticias relacionadas
Franzner ainda trouxe números sobre a expansão do município que precisam ser observados com atenção. “Estimativa da Fiesc indica que até 2025 nossa população será de 366 mil habitantes. Teremos uma demanda enorme em todas as áreas e precisamos nos preparar para essa realidade”, completou.
Os recursos para financiar a construção da nova estação de tratamento de esgoto são provenientes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O investimento será pago pelo Samae em 40 parcelas semestrais, a partir de fevereiro de 2028. Para o diretor presidente da autarquia, Onésimo Sell, a nova estrutura utilizará o que há de melhor em tecnologia. “O processo de tratamento de esgoto na nova estação será mais avançado e moderno, garantindo uma eficiência no tratamento muito superior em relação à estação atual”, ressaltou.
O prazo de execução da obra é de 840 dias, contados a partir da data do recebimento da ordem de serviço, podendo ser prorrogado. Já a operação assistida será de 180 dias contados a partir do término do prazo de execução da obra e mais 60 dias de vigência do contrato, que terá validade de 36 meses. “Iniciaremos a obra já na próxima semana”, informou o presidente da Construtora Montenegro, Edison Martins.
O ato de assinatura ocorreu no auditório da ETA Central, na sede do Samae, e contou com a presença do prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner; do diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell; do diretor da Construtora Monte Negro Ltda, Edison Carvalho Martins; do deputado federal, Carlos Chiodini; do deputado estadual, Antídio Lunelli; representando a Acijs, Luiz Carlos Buzzarello; e demais autoridades.
A ETE Centenário será construída em um terreno com área de 44.135,40 metros quadrados na rua Germano Wagner, no bairro Centenário. Atualmente, o Samae tem quatro Estações de Tratamento de Esgoto: a ETE Água Verde, a ETE Ilha da Figueira, a ETE Nereu Ramos e a ETE São Luís.