Noticias relacionadas
Há 23 anos se dedicando ao esporte, a convocação para representar o Brasil no mundial de canoagem de descida representa a realização de um sonho para Hebert de Carvalho Freitas. A vaga foi conquistada graças aos bons resultados em competições no ano passado, que pontuaram para o ranking nacional e fizeram dele um dos cinco atletas do país que viaja em agosto para a cidade de Sabero, na Espanha, onde ocorre o 2024 ICF Wildwater Canoeing World Championship.
A competição reúne os melhores atletas do mundo na modalidade de descida, que tem como objetivo demonstrar o controle do competidor sobre o barco em águas rápidas (corredeiras) enquanto percorre uma pista pré-definida no menor tempo possível. Mas para além do desafio esportivo, Hebert corre contra o tempo para arrumar apoiadores e patrocínios que ajudem a viabilizar sua viagem. Algumas empresas já cederam brindes e em breve ele irá lançar uma rifa, mas ao todo deve desembolsar R$ 18 mil para permanecer em solo espanhol de 14 a 18 de agosto, que é quando ocorrem as provas.
“A melhor colocação de um brasileiro no mundial foi um oitavo lugar e na última edição, realizada em 2022, somente um atleta conseguiu pontuação suficiente para participar. Agora, temos a chance de mostrar a nossa força e divulgar as marcas dos apoiadores a nível internacional”, incentiva. Canoísta de destaque em competições locais, estaduais e nacionais, ele intensificou a rotina de treinos justamente para focar em conquistas maiores, o que já lhe rendeu uma medalha de ouro e outra de prata do Sul-americano, há cerca de dois anos.
Hoje o preparo do atleta inclui cinco dias de musculação por semana, outros quatro treinos na água – ele é membro do Clube de Canoagem Kentucky, um dos mais antigos do Brasil – e cardio na bicicleta ou corrida outras três ou quatro vezes na semana, a depender da sua rotina como personal trainer. A dieta também merece atenção especial e carnes não podem faltar para bater a meta diária de ingestão de proteínas. Muitas frutas, uma boa hidratação, vitaminas e o uso de suplementos como whey, creatina e betalanina também são fundamentais para encarar a rotina extenuantes de treinos que exige uma média de ingestão de calorias entre 4.000 e 4.500 todos os dias. Tal esforço rendeu 10 quilos a mais de massa magra e braçadas que surpreendem pelo vigor e velocidade.
Tudo isso o faz sonhar com as três primeiras posições no mundial. “Reconheço a dificuldade, afinal a Europa é berço dos maiores do mundo na canoagem, assim como são os maiores produtores de equipamentos para a prática desse esporte”, diz. Até por isso, durante o mundial Hebert irá locar um caiaque na Espanha para disputar de igual para igual com os demais adversários.
Acumulando mais de cem medalhas e 82 troféus, o que o motiva a continuar brigando por pódios e primeiros lugares é simplesmente se superar. A modalidade de descida, que é sua especialidade, não é considerada olímpica e raríssimas vezes a premiação inclui valores em dinheiro. Portanto, estar no mundial da Espanha é uma conquista pessoal e galgar um ótimo resultado será como uma espécie de honra ao mérito.
Até lá, Hebert ainda tem duas etapas do campeonato nacional para aprimorar o seu desempenho, uma delas no mês de maio, na cidade de Três Coroas/RS e outra em julho, ainda sem local definido. Quem quiser contribuir e atrelar seu nome ao desempenho do atleta no mundial da Espanha pode entrar em contato através do perfil dele no Instagram @hebertdecarvalho .