Atividades dos vereadores mirins começaram hoje

data 12 de fevereiro de 2025

Reunião integrou os jovens e apresentou estrutura da Câmara para participantes do programa.

Na manhã desta quarta-feira, os vereadores mirins da legislatura 2025 realizaram sua primeira reunião na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul. O evento marcou o início dos trabalhos do grupo no 20º ano do programa Câmara Mirim, que reúne estudantes de diversas escolas da cidade e promove a educação política.
Os 22 jovens que compõem os trabalhos deste ano participaram de um momento de integração em que puderam conhecer melhor seus gostos, habilidades e ambições. A reunião foi conduzida por Joel Luís Corrêa, coordenador de ações institucionais do setor de comunicação do legislativo.
O presidente do legislativo jaraguaense, vereador Almeida (MDB) estendeu o apoio do gabinete da presidência e de toda a casa para a Câmara Mirim, que ele define como a “menina dos olhos” dos projetos institucionais da Casa. Já o presidente da Escola do Legislativo Vereador Professor Balduino Raulino, vereador Professor Fernando Alflen (PL) reforçou que as ideias e demandas que os jovens trazem em seus trabalhos auxiliam os vereadores titulares a solucionar problemas na cidade, em especial durante a comemoração dos 20 anos do projeto em Jaraguá do Sul.
“Todo ano é muito interessante essa chegada dos novos vereadores mirins porque nós conseguimos observar no rosto deles essa expectativa”, ressalta Joel. Ele também afirma que o desconhecimento sobre a Câmara aumenta a curiosidade.
“Eles são o grupo dos 20 anos, então eles têm uma responsabilidade maior (…) porque estaremos falando sobre isso durante o ano”, explica também o coordenador. A expectativa da reunião com ex-vereadores mirins jaraguaenses também conforma a agenda de 2025 para o programa.
Os jovens também conheceram o prédio que abriga o legislativo e alguns dos setores da Casa. As ações fazem parte de uma imersão que os estudantes fazem para conhecer o papel da Câmara, ao fortalecer a cidadania da cidade e dialogar com os moradores para promover políticas públicas que beneficiem a população.
O clima de aprendizado é partilhado pelos participantes do programa desde cedo. “Agora, a minha visão abriu bastante por saber mais como que são as coisas (dentro do legislativo)”, explica Laura Güths, da E.M.E.B. Rodolpho Dornbusch. Para a parlamentar mirim, a participação no programa é essencial para fortalecer o município. “A gente pode evoluir e ter coisas a mais para fazer”, garante a estudante, ao refletir sobre os trabalhos que pode realizar durante sua permanência no cargo.
Já Gabriel de Oliveira Albieiro, da E.E.B. Roland Harold Dornbusch, acentua que está animado para fazer parte dos programas de aprendizado promovidos pela Câmara Mirim. “A impressão é que vai ser bem útil para nossa vida. Oratória, aprender sobre as leis”, afirma. Ele ainda comentou que não conhecia como funcionava a estrutura do Legislativo e que se impressionou. “É tudo organizado, eu não sabia que era assim a Câmara”.
Os 11 jovens parlamentares foram diplomados em uma sessão em 11 de dezembro de 2024, junto com os 11 suplentes. Eles foram selecionados por 22 escolas do município.
A posse dos vereadores mirins e a votação da mesa diretora ocorrerão no dia 12 de março, às nove horas, no Plenário Victor Bauer, no prédio da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul (Rua dos Imigrantes, 500, Bloco K – Anexo à Católica SC).

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia