Na noite de ontem, os pais dos vereadores mirins 2024 de Jaraguá do Sul foram recebidos na Câmara Municipal para ficar por dentro de tudo o que vai rolar no programa neste ano. O coordenador da Câmara Mirim, Joel Luís Corrêa explicou aos presentes na reunião os detalhes dos trabalhos que serão realizados durante a legislatura, como a elaboração de propostas de criação de leis, sugestões de melhorias para o município e as conversas com autoridades municipais.
Conforme o coordenador, os mirins receberão todo o material de expediente para o desenvolvimento das atividades, vale-transporte para deslocamento até à Câmara, lanches e uniformes do programa. Mas também terão responsabilidade de comparecer aos compromissos com pontualidade, justificar suas faltas e estar em dia com as obrigações escolares.
Também foram explicadas as ações que vão além das dependências do Legislativo, como encontros regionais, estaduais e nacionais com outros vereadores mirins, reuniões itinerantes e visitas a outras instituições. A primeira atividade do Programa Vereador Mirim está marcada para o dia 14 de fevereiro, às 14 horas, quando os jovens parlamentares começarão a estudar os ofícios da vereança e a se inteirar das tarefas que terão pela frente.
Para o mirim, Kauan Rocha, a expectativa é de melhorar a cidade para que atenda a todas as pessoas, indiferentemente de raça, credo ou gênero. “Trazer uma cidade melhor para todos”, ressaltou.
Para o coordenador, Joel Corrêa, o início de mais um ciclo representa o recomeço para o programa, um momento de conhecer cada um dos mirins em sua individualidade, saber quais são as ideias que eles vão trazer e qual vai ser o crescimento de cada um deles durante o ano. “Para que lá no final do ano a gente entregue mais um grupo que esteja realmente preparado para o entendimento do que é a democracia e a valorização do poder Legislativo”, destacou.
O pai de um dos vereadores mirins, Elver dos Anjos salientou que a participação do seu filho é um privilégio e quem ganha com isso é a sociedade. Ele afirma que tem a certeza de que a Câmara vai abraçar os jovens e prepara-los para o futuro. “Essa é a grande oportunidade, ajudar a comunidade em que está inserido e toda a cidade. O grande legado é que a gente vai estar instruindo e formando cidadãos”, frisou.
A primeira sessão mirim deve ocorrer no dia seis de março, às 14h30, quando a mesa diretora do primeiro semestre será eleita. A atividade tem transmissão ao vivo pela TV Câmara Jaraguá do Sul.
Noticias relacionadas
