Um ciclone extratropical em alto mar colocou Joinville, no norte de Santa Catarina, em estado de alerta nesta quinta-feira (24), devido ao risco de tempestades e ventos fortes, segundo a Defesa Civil.
Noticias relacionadas
O órgão informou que, além da formação do ciclone, há uma instabilidade atmosférica combinada com o aquecimento, o que contribui para a ocorrência de temporais e ventanias. A previsão é que as chuvas atinjam inicialmente o Rio Grande do Sul e a Argentina.
Ao longo da tarde e noite desta quarta-feira, esses sistemas meteorológicos devem avançar para outras regiões, incluindo Joinville. “Com a possibilidade de ventos fortes, alertamos para o risco de destelhamento e queda de galhos e árvores, que podem danificar a rede elétrica”, disse o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter. Ele também orienta a população a buscar um local seguro, evitando ficar próxima a janelas ou objetos que possam ser arremessados pelo vento.
Como receber alertas de temporais e ventos fortes Para receber notificações em tempo real sobre as condições meteorológicas, basta enviar o CEP da residência para o número 40199, via SMS. O serviço é gratuito e é administrado pela Defesa Civil do Estado.
Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e os Bombeiros Voluntários pelo número 193.