Arquivo Histórico recebe homenagem da Alesc

data 29 de fevereiro de 2024

Ato ocorreu por ocasião das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil.

Arquivo Histórico Municipal Eugênio Victor Schmöckel foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na segunda-feira por ocasião das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil. A homenagem foi proposta pelo deputado Vicente Caropreso.
A instituição pública tem a missão de preservar a memória histórica e documental do município, promovendo uma organização eficiente do material recebido e produzido, além de disponibilizar o acervo para pesquisa a todos os cidadãos.
O equipamento público ligado à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) tem, segundo a secretária Natália Lúcia Petry, papel fundamental na construção da identidade cultural do município, no suporte para a criação das diretrizes de desenvolvimento, no apoio à pesquisa e à educação, além de fornecer as bases para a conservação do patrimônio histórico. “Agradeço ao deputado pela justa homenagem e aproveito para parabenizar nossa equipe, que é pequena, mas qualificada e aguerrida”, destacou.
Criado pela Lei 321 de 12/08/1971 e estruturado pela Lei nº 1464 de 10 de maio de 1991, o Arquivo Histórico Municipal Eugênio Victor Schmöckel iniciou a organização dos documentos em junho de 1984 na sua primeira sede, localizada no 2º pavimento da Estação da Rede Ferroviária, na Avenida Getúlio Vargas, centro de Jaraguá do Sul.

Em 20 de julho de 1987, passou a ter como sede a Antiga Estação, juntamente com o Museu Municipal. Em 1996, ocorreu a transferência do acervo para a sede alugada na Rua Ida Bona Rocha, 101. Em julho de 2010 houve nova transferência, agora para a Rua Walter Marquardt, 1.725, em espaço mais amplo e arejado.
A chefe do Arquivo Histórico, Silvia Regina Toassi Kita, que recebeu a homenagem em nome da equipe, disse que “a história  dos imigrantes italianos no Brasil é contada e vivida pelos seus descendentes e os órgãos que guardam essa memória documental e audiovisual, como os arquivos, têm um papel essencial na sua preservação, conhecimento e divulgação”. 
A cerimônia também contou com a participação do deputado Antídio Aleixo Lunelli; do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal; e de outros deputados estaduais e autoridades do Estado de Santa Catarina.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia