MUITO ALÉM DA ESTÉTICA
Por Priscilla Milnitz Pereira
Noticias relacionadas
Rhaleb Bakr sempre foi apaixonado pelo design de mobiliários e viver a recente experiência de participar da Salone del Mobile Milano 2023 em Milão, na Itália, o fez voltar com a cabeça fervilhando de ideias para seus projetos. Natural de Jaraguá do Sul, ele sempre teve fascínio por essa área, ainda que tenha demorado um pouco até reconhecer o próprio talento para colocar em prática os sonhos e desejos das pessoas. “O Salone é uma experiencia incrível e que afirmou muito o modo artístico com que encaro a arquitetura e meus projetos”, salienta.
Sua trajetória acadêmica teve início no curso de engenharia de produção, inconcluso por não se identificar inteiramente com a área, migrando, na sequência, para a faculdade de design de interiores. Com a graduação encerrada e a certeza de que estava no caminho certo, emendou o curso de arquitetura e urbanismo na Unisociesc, em Joinville, e se arriscou em um escritório próprio, o Rhaleb Bakr Arquitetura e Design, há cerca de três anos, após quase uma década atuando ao lado de um renomado casal de arquitetos jaraguaense.
Os anos de estudo e a constante pesquisa o diferenciam de outros profissionais. Ele gosta de encarar a arquitetura como arte. “Afinal, para transformar o sonho em realidade é necessário passar por um processo criativo bem longo, cheio de detalhes, referências e imaginação. Isso é arte”, diz. É estudar o cliente e transformar esse estudo e anseios em algo físico. E não há nada mais gratificante do que perceber o deslumbre e a emoção em seus olhos ao visualizar desejos e estilos aplicados nas suas casas. “Ainda temos também a ideia de que há muito conservadorismo em nossa sociedade e de que isso se reflete no padrão e no gosto das pessoas quando o assunto é arquitetura, mas há espaço para inserir cores, elementos, texturas e peças diferenciadas”, reflete ele, declarando na sequência: “consigo trazer propostas ousadas e trabalhar com muita liberdade criativa”. Rhaleb ressalta que apesar do estilo mais vanguardista, evita usar em seus projetos a “moda do momento”.
Assim como as roupas, calçados e maquiagens, por exemplo, a arquitetura já seguiu diferentes estilos ao longo da história, mas é preciso usar determinados elementos com parcimônia. “Milão nos apresentou muitos objetos desejo e cores que em breve chegarão com força ao Brasil, como o rosa vibrante, o verde e o amarelo queimado. No entanto, precisamos pensar de que forma esses elementos irão envelhecer”, explica, lembrando que casas, comércios, escritórios e restaurantes pensam projetos que permanecerão inalterados durantes alguns anos, então ter cuidado com tudo aquilo que pode ser “datado demais” é fundamental. Sendo assim, ele prefere optar por um projeto atemporal e investir em pequenos detalhes e objetos que destacam a tendência do momento. Assim, caso a pessoa se canse ou eles se tornem obsoletos, a troca fica mais fácil sem que seja necessário reformular todo o ambiente.
O profissional também desmistifica a história de que serviços de arquitetura são exclusividade de gente rica. “Hoje em dia as casas e apartamentos estão cada vez menores e nós ajudamos a otimizar esses espaços e fazer deles um ambiente super agradável”, valoriza. A demanda cresceu durante a pandemia e foi nessa época em que decidiu alçar voo sozinho na carreira. Passando mais tempo em casa e, em muitos casos, trabalhando em home office, pensar melhor cada espaço da residência se tornou uma necessidade.
Nesse sentido, cada detalhe é pensado com cuidado e absolutamente nenhuma escolha é aleatória. Para Rhaleb, arquitetura e psicologia trabalham em conjunto e, como exemplo, ele cita a presença da arquitetura em filmes, seriados e reality shows. “A arquitetura também serve como narrativa para história, seja ela fictícia ou real. O ambiente em que estamos interfere diretamente em nossas emoções. Você pode se sentir muito bem ou muito mal em determinado ambiente sem ao menos perceber que é a arquitetura e o design que estão influenciando nos seus sentimentos”, revela.
Uma das principais dicas e outra paixão de Rhaleb diz respeito à iluminação. Investir em luz quente (amarelada) é sempre recomendado. De fato, ela pode interferir no comportamento dos moradores/frequentadores, tornando-os mais calmos e menos ansiosos. Ele também desfaz o mito de que lâmpadas nessa cor deixam o ambiente mais escuro, já que é possível encontra-las na mesma potência das brancas.
Por fim, exemplifica falando sobre a iluminação de bares e restaurantes em comparação com fast foods. Nestes últimos, o ambiente costuma ter luz branca e ser extremamente claro, colorido. Isso tem um motivo: a ideia é que você sente, coma seu lanche e libere a mesa para que possam servir outro cliente e fazer o negócio girar. Já em bares e restaurantes, onde normalmente dedicamos mais tempo às nossas refeições e encontros, a iluminação é amarela e suave. Claro, tomando o cuidado para não deixar o estabelecimento na mais completa penumbra.
PROJETOS DE DESTAQUE NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS
Rhaleb Bakr fala isso com conhecimento de causa, já que atua nas mais diversas áreas e possui expertise para tornar cada ambiente ideal para seus fins. Na parte gastronômica, orgulha-se do projeto do Gurmesan, restaurante de comida japonesa que inclusive serviu de locação para as fotos que você confere aqui. Sem dúvidas o ambiente traz charme e encanto na medida certa e atrai seus frequentadores por mais esse motivo.
Também é dele o projeto de três suítes no motel Kalahari, de consultórios em diversas áreas e de um jardim sensorial na Apae de Guaramirim. “Lá investimos em folhagens, plantas, pedras, areia, água e demais texturas no intuito de contribuir com o desenvolvimento dos seus alunos. Foi um projeto gratificante e muito enriquecedor”, afirma ele, que também se arrisca no paisagismo. Na verdade, ele está apto para trabalhar projetos do início ao fim. Desde a construção de uma casa ou edificação comercial do zero – em parceria com engenheiros e demais profissionais necessários para a execução – até reformas, projetos somente de interiores e o serviço de consultoria em compras, que consiste na companhia do arquiteto em lojas para a escolha adequada de mobília e objetos decorativos, por exemplo.
Como urbanista, ele explica ainda que o planejamento de praças e espaços públicos entram no rol de atividades de sua alçada, mas não costuma atuar nessa área. Para ele, as cidades devem ser mais que apenas um aglomerado de ruas e lotes. Elas devem ser usadas por seus moradores, criar espaços generosos e gentis para as pessoas. A arquitetura pode tornar a cidade mais segura e atrair também investidores e empresas. “Nossas cidades precisam de mais gentilezas urbanas, pensando desde vias, transportes públicos, calçadas generosas e beirais para proteger do sol forte até espaços públicos que fomentam o esporte a nossa rica cultura”, destaca.
Rhaleb salienta que hoje a tecnologia facilita bastante o trabalho e seu escritório investe pesado nisso. “O contato inicial é muito importante para criar um vínculo com os clientes, entender o que eles precisam e adequar as suas ideias às reais necessidades do dia a dia. Após, o processo inclui semanas de pesquisa até avançarmos para algo que se torne mais visível e palpável”, descreve. Se antes existia somente a planta baixa do imóvel, hoje tudo pode ser visto em 3D, com óculos de realidade aumentada que permitem “passear” por cada espaço e ter uma noção real de como ele irá ficar, o que evita decepções e retrabalho. É possível avaliar a volumetria e até os móveis e peças decorativas no lugar exato onde ficarão no futuro. E esse é somente um dos diferenciais.
Junto da proposta ousada e criativa e do talento com linhas e curvas na hora de projetar um espaço ou móvel, ele reforça que ter bons parceiros e fornecedores ao seu lado é fundamental, assim como inteligência emocional para lidar com todas as dificuldades que surgem durante a execução de cada obra, o que é inevitável. “Erros e problemas sempre irão acontecer, a diferença está na forma como você lida com isso. É preciso ter calma e buscar soluções cujos custos não pressionem os clientes”, frisa, agindo de modo que tudo seja conduzido sem despejar problemas nos profissionais e clientes envolvidos no projeto.
PETS TAMBÉM GANHAM ATENÇÃO NOS PROJETOS DO RHALEB BAKR ARQUITETURA E DESIGN
Detalhista e atento, o profissional lembra de oferecer conforto também para parte muito importante de muitas famílias, que são os animais de estimação. Ele garante que é totalmente possível ter uma casa ou apartamento sempre em ordem, mesmo com os nossos queridos animaizinhos circulando pelo local. Pensando nos gatos, é importante criar ambientes onde possam arranhar, brincar e viver o seu instinto, como a instalação de pequenas prateleiras nas paredes para que possam escalar e gastar sua energia.
Se possuem cães, a dica é optar por mobília que não encoste no chão. Caso escape algum xixi pela casa, isso facilita e muito o processo de limpeza e evita que tecidos e a madeira acabem molhando e estragando. Também é bom evitar o excesso de tapetes, mas tudo isso entra no estudo de caso de cada projeto, avaliando não só hábitos e rotinas dos humanos, como de seus companheiros de quatro patas.
A arquitetura também pode interferir na produtividade de funcionários nos escritórios e, por isso, hoje em dia é cada vez mais comum encontrar ambientes empresariais com aquela “cara de casa”. Com o passar do tempo, empresários têm percebido que criar salas de descanso e ambientes criativos aguçam os sentidos dos trabalhadores, que entregam mais resultados através desse estímulo. É preciso entender, nas palavras dele, que absolutamente nenhuma escolha é feita sem um bom motivo e o impacto de cada decisão é fruto de muito estudo.
Quer mais um exemplo prático? Ele cita o simples posicionamento da televisão em determinado cômodo. É necessário evitar que ela fique em um local de passagem para minimizar os efeitos negativos para quem assiste e garantir a melhor experiência possível aos clientes.
PROJETOS DE EXPANSÃO À VISTA
Aberto há cerca de três anos, o Rhaleb Bakr Arquitetura e Design logo deve expandir sua atuação. No momento, o profissional conta que tem feito um forte trabalho interno para estruturar a sede, mas adianta que tem planos de atender vários Estados do Brasil. Ele já tem clientes em cidades da região e no litoral Norte, mas, com a demanda crescente, reúne esforços para acompanhar esse movimento e atender a projetos maiores e em quantidade superior simultaneamente sem perder a qualidade. Afinal, ele sabe que lida com sonhos e não pode deixar a desejar quando o assunto é qualidade e dedicação. A tecnologia também está a seu favor, pois muita coisa pode ser feita de maneira remota nos dias atuais.
“No mais, quero seguir com meu estilo atemporal e ousado. A moda nos situa no momento que estamos vivendo, mas ela precisa aparecer nos projetos de tal maneira que seja fácil de ser trocada”, reafirma ele, deixando claro que pretende aumentar a equipe e a carteira de clientes, mas com todos trabalhando alinhados a esse estilo e perfil.