Pessoas que tiveram seus imóveis atingidos pela enxurrada de 28 de janeiro deste ano têm até 21 de maio para solicitar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
O processo é on-line. O cadastro deve ser feito pelo Aplicativo FGTS da Caixa e por lá mesmo o munícipe envia a documentação solicitada. O processo é simples e, após alguns dias, o solicitante vai receber o retorno da Caixa Econômica Federal. Se aprovada a solicitação, já é feito o agendamento para o saque.
Segundo dados da Caixa Econômica Federal, até agora foram efetivados 20 saques, com um total liberado de R$ 86 mil. A CEF também registrou solicitações de saque vindas de munícipes que não residiam nas ruas mapeadas pela Defesa Civil. Nesses casos, o pedido é negado, tendo em vista que a liberação do Fundo de Garantia será apenas para quem teve o imóvel atingido pela enxurrada e comprovar tal situação.
A Defesa Civil mapeou as áreas afetadas. São 83 ruas de oito bairros: Barra do Rio Cerro, Barra do Rio Molha, Chico de Paulo, Jaraguá Esquerdo, São Luís, Rio Molha, Parque Malwee e Tifa Martins.
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Ponto de apoio
Na Central do Cidadão – logo após a entrada principal da prefeitura, o munícipe pode esclarecer possíveis dúvidas sobre o processo de solicitação de saque do FGTS. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13 às 16 horas. A procura por orientações está tranquila segundo o diretor do Sine, Douglas Venturi, ocorrendo, em média, um atendimento por dia sobre esta demanda.
Confira aqui as ruas mapeadas para solicitação de saque
Confira o passo a passo para fazer o cadastro no App FGTS Caixa
1 – Baixar o aplicativo FGTS na Caixa (disponível nas lojas de aplicativos para celular).
Comprovantes de endereço – São aceitos como comprovantes de residência os documentos em nome de trabalhador titular do imóvel, emitidos dentro do período de 120 dias corridos anteriores à data da decretação da emergência ou calamidade em decorrência de desastre natural.
São comprovantes validos:
1 – Contas de utilidades públicas como água, luz, gás, telefone fixo ou celular, internet, TV por assinatura, carnês do IPTU ou IPVA;
2 – boletos bancários: mensalidade escolar/faculdade, plano de saúde, condomínio, cartão de crédito e financiamento imobiliário;
3 – Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo ou Auto de Infração de Trânsito, além de contrato de locação de imóvel, desde que registrado em cartório;
4 – Extrato do FGTS, quando encaminhado pelo Correio.