Após um ano, idosos jaraguaenses se formam em curso de ‘maturidade digital’

data 7 de outubro de 2019

Segundo o professor do Senac, Jackson Bassani, o segredo para aprender a utilizar bem as ferramentas modernas é paciência e isso ele teve de sobra

Salvar fotos em nuvem, conversar com amigos e familiares, pedir um uber. Tudo isso e um tanto mais de novidade, os 19 idosos da primeira turma da Oficina Maturidade Digital aprenderam. Eles receberam o certificado na tarde desta quarta-feira no Centro de Convivência, após um ano de aulas. A iniciativa é oferecida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com o Senac, sem custo aos participantes.

Faceira com o diploma na mão está Terezinha Vieira, de 64 anos. Ela conta que aprendeu a salvar as fotos de família na nuvem e assim garantiu que a memória fique registrada. “Minha filha e meu genro acharam que eu tinha perdido tudo. Eu disse: vocês estão bobos? Eu sei muito bem o que estou fazendo”, lembra rindo e orgulhosa.

E aos 82 anos, a dona Silma Nass também ganhou intimidade com a tecnologia. Sabendo usar bem as redes sociais, ela conversa com amigos e até com os parentes na Argentina. “Fica tudo mais fácil. A gente nessa idade tem um pouco de dificuldade, mas quando aprende é uma alegria só”, fala.

Segundo o professor do Senac, Jackson Bassani, o segredo para aprender a utilizar bem as ferramentas modernas é paciência e isso ele teve de sobra. “Eles querem além do conteúdo, querem atenção. A turma se esforçou, buscou conhecimento e hoje todos sabem se virar muito bem”.

Novas turmas  
Mais duas turmas do curso de Maturidade Digital iniciaram as aulas há pouco mais de um mês. Pessoas acima de 60 anos interessadas em aprender a usar melhor a tecnologia devem aguardar a abertura de novas inscrições, o que deve acontecer entre março e abril do próximo ano.

Iniciativa da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Faculdade de Tecnologia Senac, a oficina aborda orientações sobre manuseio dos aplicativos do smartphone e acerca das funções dos sistemas operacionais do computador (como na edição de texto, apresentação de slides e comunicação através da internet, utilizando-se de redes sociais).

“Já temos uma lista de espera com 17 inscritos e quem tiver interesse pode se inscrever ligando para o Centro de Convivência”, acrescenta a chefe de Proteção Social Básica, Hildegard Boshammer.

O telefone do Centro de Convivência é 3370-7562.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia