Após aparições com falta de ar, papa Francisco é hospitalizado 

data 14 de fevereiro de 2025

A internação ocorreu após o papa cumprir a agenda matinal, e até o momento não há previsão de alta

O Papa Francisco, de 88 anos, foi hospitalizado na manhã desta sexta-feira (14) na Policlínica Agostino Gemelli, em Roma. De acordo com a Santa Sé, o pontífice foi internado para a realização de exames diagnósticos e a continuidade do tratamento para bronquite. A internação ocorreu após o papa cumprir a agenda matinal, e até o momento não há previsão de alta.

Esta não é a primeira vez que Francisco recebe atendimento médico na Policlínica Gemelli, onde já passou por outros procedimentos de saúde nos últimos anos. Apesar da internação, o Vaticano não informou mudanças em compromissos futuros do líder da Igreja Católica. A saúde do papa tem sido motivo de preocupação, especialmente devido à sua idade avançada e histórico de problemas respiratórios.

Papa Francisco com mais de uma semana com falta de ar

O papa interrompeu ao menos três leituras oficiais relatando falta de ar nos últimos dias. Uma delas foi na quarta-feira (5), quando ele disse que uma “forte gripe” o impediu de finalizar um discurso.

No domingo (9), ele interrompeu uma homilia, que foi continuada pelo arcebispo Diego Ravelli. “Peço desculpas e peço que o mestre de cerimônias continue a leitura devido à dificuldade de respirar”, disse, apontando para o próprio peito.

Na quarta-feira (12), ele também pediu ajuda a um assessor para terminar de ler um discurso durante sua audiência semanal no Vaticano. “Ainda não posso com a minha bronquite. Espero que, da próxima vez, eu possa”, disse.

Em 2023, ele foi hospitalizado três vezes com quadros de bronquite. Francisco sofre com problemas respiratórios e perdeu parte do pulmão quando era jovem.

*Com informações do Portal UOL.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia