Anna Letícia Hornburg é eleita Rainha da Schützenfest

data 18 de dezembro de 2024

Em edição histórica, a jovem conquistou o título seguindo o legado da família, cujo pai foi 1º cavalheiro do tiro chumbinho na edição de 1989 e a mãe a 1ª Rainha da festa, no mesmo ano.

Com um sorriso que encanta e uma história que inspira, Anna Letícia Hornburg carrega no coração um legado especial. Filha de uma ex-realeza da Schützenfest e de um primeiro cavalheiro do tiro chumbinho, ela representa a continuidade de uma paixão familiar pelas tradições e valores germânicos. Aos 27 anos de idade, conta que a família era tão apaixonada pela cultura alemã que aprendeu o idioma do país antes mesmo de falar português. Além disso, desde cedo participa ativamente da Sociedade Aliança e da festa dos atiradores que hoje representa, espaços que a ensinaram a valorizar e preservar a cultura que os imigrantes deixaram para a cidade. 
Mas o que torna sua trajetória ainda mais notável é a força e a determinação que demonstra diariamente, superando uma deficiência auditiva. É importante reforçar, porém, que essa perda começou a ocorrer gradativamente por volta dos cinco anos de idade, por isso conseguiu ser alfabetizada nos dois idiomas e se comunica normalmente. “Fui perdendo a audição bem aos poucos, mas graças a Deus não foi 100%. Uso também um aparelhinho auditivo que me ajuda a escutar muito, muito bem e faço bastante leitura labial”, conta ela, que é a primeira Rainha da Schützenfest com essa condição.
Ela reforça ainda que nunca teve nenhuma dificuldade por conta dessa “limitação”. Tanto na escola, faculdade e pós graduação, sempre foi tudo muito tranquilo e fez fonoaudiologia por pouco tempo, ainda na infância, somente para corrigir alguns detalhes da fala. “Por falar primeiro o alemão, acredito que tenha ficado com sotaque, então muita gente acha que sou uma estrangeira aprendendo o português”, diverte-se. Em entrevista exclusiva, ela dá mais detalhes sobre a conquista e sua relação com a festa.

Revista Nossa: A conexão da sua família com a festa influenciou na decisão de participar do concurso?
Anna Letícia Hornburg: Sem dúvidas. Minha família participa desde sempre da Sociedade Esportiva e Recreativa Aliança. Então, para mim, representar a sociedade em que cresci é muito especial. E agora, poder representar a nossa amada Schützenfest, a festa na qual minha família tem história, é uma sensação indescritível. Especial demais!

RN: Qual é a sensação de seguir os passos da sua mãe? Ela compartilhou conselhos ou experiências sobre o papel de realeza da festa?
Anna Letícia: É muita honra e muita emoção para mim. Poder continuar o legado que minha mãe iniciou há 35 anos… não tenho palavras para este presente. Honrarei este papel com muito amor. A mãe relembra a época de rainha com muitas lembranças boas e quando decidi participar do concurso na Aliança ela super apoiou e me incentivou, sabendo que eu poderia ir para a Schützen e da possibilidade de continuar o legado que ela iniciou.

RN: O que a festa representa para você, tanto pessoalmente quanto culturalmente?
Anna Letícia: Muito mais que uma festa, é uma celebração que honra a nossa história e a herança cultural deixada pelos imigrantes. Uma festa que mantém viva as nossas tradições e valoriza a cultura alemã. A Schützenfest é alegria, amor e muitos sorrisos no rosto de cada um que passa pelos pavilhões. Nossa cultura é tão, mas tão bonita que nós, da geração mais nova, precisamos valorizar e não deixá-la morrer, pois é a nossa essência, a nossa origem e está no nosso DNA.

RN: Como foi o processo de preparação para o concurso?
Anna Letícia: Duas semanas antes peguei um papel e caneta e comecei a escrever algumas palavras, para montar um discurso bem legal. Deixei tudo pra última hora (risos). Ensaiei algumas vezes usando um desodorante como microfone, mas não foram muitas não. Também não mostrei para ninguém, pois me concentro melhor sozinha. O discurso foi sincero, de todo meu coração, e acredito que causou surpresa na plateia. No dia senti um friozinho na barriga e um leve nervosismo, o que é super normal e esperado. Porém, quando subi na passarela tudo passou. Eu senti uma paz, me senti leve. Eu flutuava e me senti segura, me entreguei de todo coração e consegui dar o melhor de mim.

RN: Quais são suas expectativas e objetivos como rainha?
Anna Letícia: Eu espero representar a nossa amada Schützen com todo o amor do mundo, juntamente com as minhas princesas. Quero aproveitar cada momento e, em cada lugar por onde passarmos, deixar um pedacinho da nossa essência e da essência da festa. Peço a Deus que seja um reinado muito abençoado, cheio de oportunidades e momentos felizes, pois é uma experiência única na nossa vida.

RN: Que tipo de impacto espera causar na comunidade como representante da Schützen?
Anna Letícia: Eu acredito que o principal é não deixar nenhum problema, por mínimo que seja, lhe impedir de correr atrás dos seus sonhos. Eu, com meu problema auditivo, graças a Deus nunca tive nenhuma dificuldade e sempre fui muito “pra frente”. Espero que possa inspirar outras pessoas a pensarem da mesma forma, pois uma pequena “limitação”, qualquer que seja, não é nada quando temos Deus, um sonho e força de vontade.

RN: Alguma memória especial que gostaria de compartilhar sobre a festa?
Anna Letícia: Tenho muitas memórias boas, mas a maior de todas é a deste ano: ser coroada rainha da 35ª Schützenfest pela minha mãe, 1ª Rainha da festa. Isso será inesquecível e nunca haverá palavras suficientes para explicar o que vivi naquela noite.

RN: De que maneira essa experiência pode contribuir com a sua vida pessoal e profissional?
Anna Letícia: Acredito que será uma experiência maravilhosa, pois dá a oportunidade de conhecer muitas pessoas e lugares, onde poderei mostrar um pouquinho da minha essência e da minha história, inspirar outras pessoas a valorizar nossa cultura e abrir muitos caminhos para mim.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia