O aplicativo inovador “Speak Out Kids”, projetado para estimular o desenvolvimento linguístico e a comunicação, em especial de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi apresentado esta semana ao presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB). A ferramenta digital foi desenvolvida pelo analista de sistemas Emerson Cargnin. Uma iniciativa pioneira, que teve como inspiração ajudar o seu filho de 3 anos, que está no espectro autista, a desenvolver a fala e a leitura.
Noticias relacionadas
A ferramenta é gratuita e pode ser baixada nas lojas de aplicativos para celular, tanto para Android quanto para iPhone. Disponibilizado em dezembro de 2023, já passou por diversas atualizações com melhorias e novas funções. Além de português, a criança pode aprender palavras em inglês e outros seis idiomas.
“Amor de pai não tem limite, mesmo. É uma história que toca o coração da gente. É uma ferramenta que nasce do carinho, da dedicação de um pai ao seu filho. É uma ferramenta inovadora, que pode ajudar milhares de famílias no processo de alfabetização, de aprendizagem e de inclusão. Através da nossa comissão, vamos apoiar na divulgação do aplicativo, apresentá-lo a Fundação Catarinense de Educação Especial para que especialistas possam avaliar e até incorporá-lo enquanto metodologia ”.
O aplicativo tem diferentes funcionalidades. A principal é baseada em um conjunto de imagens e palavras associadas. Quando a criança toca em uma figura, ela ouve a pronúncia da palavra correspondente à imagem e, na sequência, o som respectivo, quando existir (por exemplo, o mugido do boi). Assim, a criança vai ganhando vocabulário, o que auxilia no processo de alfabetização.
O app também conta com a narração de várias histórias infantis ilustradas e diversos jogos, que misturam a fala, imagens, sons e animações, criando uma experiência de aprendizado multissensorial.