Alunos do Programa Bolsa Cultural participam do Festival Nova Cena

data 1 de agosto de 2023

Eles apresentam “Quem matou Alice no país das maravilhas?” nesta sexta-feira.

Alunos de teatro do Programa Bolsa Cultural seguem para Itajaí nesta sexta-feira rumo ao “2º Festival Nacional Nova Cena – Teatro feito por estudantes”. Trata-se do Grupo Teatral Juvenil Kefi, com direção de Thaysa Petry Lisbôa, que entra em cena na sexta-feira, às 14 horas, no Teatro Municipal de Itajaí. Eles apresentam o espetáculo “Quem matou Alice no país das maravilhas?”. 
“Fomos um dos seis grupos escolhidos pelo Instituto Porto Cênico (entre 112 participantes de todo o país, apenas um de Santa Catarina). Isto é fruto de um trabalho árduo, da participação das famílias e do apoio do poder público”, explica Thaysa. O evento ocorre entre os dias primeiro e cinco de agosto, com ações on-line e presenciais.
O objetivo é valorizar a prática e o conhecimento teatral entre crianças, jovens e adultos que participam de grupos, frequentam escolas de teatro em espaços não formais, bem como estudantes das universidades que participam de experiências acadêmicas regulares de bacharelados e licenciaturas em teatro, projetos de extensão ou pesquisa.
Paralelamente, ocorre o 2º Seminário “Práticas Pedagógicas em Teatro: por onde andamos?”, que conta com a participação de diretores e professores  dos espetáculos selecionados para o festival. A proposta é refletir sobre as peças selecionadas, as práticas pedagógicas adotadas pelos grupos de estudantes e promover a troca de experiências. O título a ser apresentado será “Dramaturjar: do verbo ao laço que nos une”.

Os eventos são promovidos pelo Instituto Porto Cênico com o apoio de recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e do Edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Itajaí e prefeitura municipal.

Quem matou Alice no país das maravilhas?

Faixa etária: Livre.
Duração: 35 minutos.
Sinopse: Espetáculo criado por jovens atrizes e atores que traz um novo olhar para o destino da protagonista dessa história. Alice não apenas cai na toca do coelho, mas cai em si mesma e seu destino é terrivelmente inevitável. Diante de um tribunal repleto de provas perfeitamente contaminadas, as personagens desse clássico da literatura precisarão desvendar o enigma que envolve a morte de Alice.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia