Alta demanda: invista em valorização e rentabilidade em Santa Catarina

data 23 de abril de 2025
autor

Crédito: Freepik

Momento no mercado imobiliário catarinense é bom e investir em apartamentos para locação é a dica deste mês.

Nesse momento de intensa valorização e transformação do mercado imobiliário de Santa Catarina, a compra de apartamentos para locação vem sendo uma excelente oportunidade para quem quer rentabilizar seu patrimônio. Os dados recentes indicam que Santa Catarina vive um momento ímpar para se investir no segmento. O crescimento da verticalização no Estado, com o aumento da demanda por moradias em áreas urbanas e litorâneas, reflete um grande potencial para investidores que desejam retornos sólidos no médio e longo prazo.
Sabe-se o quanto o setor imobiliário catarinense tem se destacado pela valorização contínua dos imóveis. O crescimento populacional, aliado à escassez de terrenos disponíveis, tem mantido os preços dos apartamentos em uma curva ascendente. Isso significa que, além da renda passiva gerada pela locação, os investidores também podem se beneficiar da valorização do capital investido.
Dados do Censo de 2022, divulgados em dezembro do ano passado, revelaram que Santa Catarina apresenta uma das maiores taxas de verticalização do Brasil. Já são 18,5% da população residindo em apartamentos, um crescimento muito significativo em relação à década anterior. Cidades como Balneário Camboriú, Florianópolis e Joinville figuram, inclusive, entre as mais verticalizadas do país.
Essa concentração da verticalização nas cidades catarinenses é resultado do maior adensamento populacional em áreas já bastante ocupadas. Mudanças nas leis locais também têm permitido a construção de prédios mais altos em diversas regiões, além do aumento da valorização dos terrenos, que tem incentivado o aproveitamento mais eficiente dos espaços disponíveis.
Paralelamente, o mercado de locação tem acompanhado essa tendência. Um em cada quatro catarinenses vive em imóveis alugados, percentual que supera a média nacional. Um comportamento que reflete tanto a mobilidade da população jovem, que opta pela locação como alternativa de moradia, quanto a crescente demanda de trabalhadores que migram para centros urbanos em busca de novas oportunidades.
Os municípios litorâneos catarinenses, especialmente Balneário Camboriú, Itapema e Florianópolis, apresentam os mais altos percentuais de moradores em imóveis alugados do Estado. Em Balneário Camboriú, por exemplo, 45,2% da população vive de aluguel, a maior taxa entre cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Esse cenário se repete também em Bombinhas (40%), Itapema (40%) e Porto Belo (39,4%), mantendo o nosso litoral como um ambiente altamente atrativo para se investir em locações.
Junto ao potencial turístico de Santa Catarina, nossos municípios oferecem infraestrutura, segurança, oferta de emprego e um nível de urbanização que agrada não apenas os visitantes sazonais, como profissionais em busca de qualidade de vida. Pelos mesmos critérios, o mercado de luxo também tem ganhado forte espaço no Estado, com empreendimentos voltados a um público exigente e disposto a pagar valores elevados por aluguéis em áreas privilegiadas.
O perfil dos moradores que optam pela locação em Santa Catarina revela ainda oportunidades específicas e variadas para investidores. A maior parte da demanda por aluguel segue concentrada na faixa etária de 20 a 34 anos. Esse público, muitas vezes em ascensão profissional e sem a intenção imediata de adquirir um imóvel próprio, impulsiona a procura por apartamentos bem localizados, modernos e com estrutura completa. Outro ponto de atenção é a população com 50 anos ou mais, que corresponde a 13,7% dos moradores em domicílios alugados. Esse grupo busca imóveis que ofereçam conforto, segurança e praticidade, sendo uma excelente oportunidade para empreendimentos que privilegiam o bem-estar.
A combinação entre alta demanda por locação, valorização dos imóveis e um mercado cada vez mais aquecido torna a aquisição de apartamentos uma decisão assertiva para bons retornos. Diferente de aplicações financeiras mais voláteis, o investimento imobiliário sempre oferece previsibilidade e proteção contra oscilações econômicas, além de ser um ativo tangível que mantém seu valor ao longo do tempo.
O momento evidencia que o mercado de locação no Estado ainda tem muito espaço para crescer, oferecendo excelentes oportunidades para quem deseja se posicionar de maneira inteligente no setor imobiliário. A Engetec Imóveis está mais do que preparada para contribuir com esse movimento e à total disposição para auxiliar nas suas atividades neste mercado ao longo deste ano promissor.

Veja também

2025 © Meu Personalyt