Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim

data 16 de abril de 2024

Iniciativa do deputado Antídio Lunelli cita necessidade de produção em larga escala de controlador do inseto

O maruim, um tipo de mosquito bastante conhecido no Vale do Itapocu e que levou a cidade de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, a decretar situação de emergência, repercutiu na sessão desta terça-feira (16). O deputado Antídio Lunelli apresentou indicação, aprovada em plenário, solicitando que o estado auxilie os municípios na busca de uma solução definitiva.

“O Consórcio Intermunicipal do Vale do Itapocu está investindo em pesquisa desde 2007. Há expectativa de que agora se tenha chegado a uma fórmula capaz de controlar a proliferação do mosquito. Mas os municípios precisam de parceria do Estado para que os estudos possam ser finalizados e se chegue a uma produção em larga escala”, comentou Lunelli.

O parlamentar disse que a situação é grave, afeta a rotina de muitos moradores e acaba gerando impactos negativos para a agricultura e o turismo. “O maruim se tornou uma questão de saúde pública para o Estado. Muitas pessoas já não sabem mais como se proteger para ter uma rotina normal sem precisar se trancar em casa”.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia