Noticias relacionadas
Há riscos de queda de granizo, corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamento para parte de SC (Foto: Arquivo NSC)
Após temperaturas de quase 40°C, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade que pode atingir metade de Santa Catarina e todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (13). Segundo o órgão, chuvas com ventos entre 60km/h e 100 km/h devem passar pelo os estados.
De acordo com o Inmet, há riscos de queda de granizo, corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamento para as regiões do Oeste catarinense, Meio-Oeste, Serra e partes do Alto Vale do Itajaí. O volume de chuva pode chegar até 100 milímetros durante o dia — o que equivale a 100 litros de água por metros quadrado, mais da metade do esperado para o mês.
Veja o mapa do alerta
Frente fria atinge Santa Catarina nesta terça
A Defesa Civil de Santa Catarina também emitiu um alerta para temporais em todas as regiões do Estado nesta terça-feira (13). Há risco alto de alagamentos e enxurradas, além de destelhamentos e danos na rede elétrica. A mudança no tempo é causada por uma frente fria combinada ao forte calor.
Conforme o órgão estadual, o tempo muda já no decorrer da manhã, com aumento de nuvens nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. A chuva atinge todas as regiões entre a tarde e a noite, podendo ser volumosa em curto espaço de tempo.
SC registra calor intenso no Carnaval
De acordo com a Defesa Civil, cidades de Santa Catarina registraram forte calor nesta segunda-feira (12) de Carnaval. A temperatura mais alta registrada foi 39,3°C, em Antônio Carlos, na Grande Florianópolis.
Corupá, no Norte do Estado, foi a segunda cidade com a maior temperatura desta segunda-feira, com termômetros marcando 39,1°C. Em Florianópolis, a temperatura mais alta registrada foi de 35°C, em leitura às 14h.
No Vale do Itajaí, o dia foi considerado o mais quente do ano e em Blumenau a rua mais importante do comércio, a XV de Novembro, ficou esvaziadahttps://www.nsctotal.com.br/noticias/blumenau-atinge-novo-recorde-de-temperatura-e-calor-esvazia-ate-a-rua-xv-de-novembro com a sensação térmica que beirou os 45°C. A onda de calor que atinge Santa Catarina há vários dias e atinge o pico nesta segunda-feira se deve à atuação de uma massa de ar quente sobre o território do Estado.