Nas últimas semanas, Jaraguá do Sul tem registrado um crescimento gradual nos casos prováveis de dengue. Entre 20 e 26 de outubro, a taxa de incidência era de 11,50; subiu para 21,90 entre 27 de outubro e 2 de novembro e, mais recentemente, alcançou 28,47 na semana de 3 a 9 de novembro. Esses dados foram levantados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-Online). No período de 3 a 9 deste mês, a cidade notificou 102 novos casos de dengue e encontrou 66 focos do mosquito Aedes aegypti.
Noticias relacionadas
O secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva, destacou as ações para intensificar o combate ao mosquito transmissor. “Estamos atentos ao aumento progressivo dos casos. Esse crescimento já era esperado e não foi ainda maior devido à variação climática”, afirmou.
Atualmente, 27 bairros da cidade estão classificados como infestados pelo mosquito. A Secretaria de Saúde planeja reabrir o Centro de Atendimento à Dengue, conforme explicou o secretário. “O novo centro ficará na Vila Lenzi, na esquina da Rua Padre Alberto Romualdo Jacobs com a Rua Goiás, onde anteriormente funcionava o supermercado Lenzi”, informou.
A gerente de Vigilância Epidemiológica, Jackciane Eyng Candido, reforçou a importância da colaboração dos moradores no combate ao mosquito, recomendando que verifiquem semanalmente suas casas para eliminar pontos de água parada, como ralos, vasos de plantas, brinquedos deixados no quintal e calhas.