Alerta laranja: chuva de até 100 mm deve atingir SC até o fim de semana; confira a previsão

data 9 de abril de 2025

Segundo o Inmet e a Defesa Civil, sistemas de baixa pressão manterão o tempo chuvoso até o fim da semana

Santa Catarina enfrenta dias de instabilidade climática, com chuva intensa concentrada no Litoral e regiões próximas. Segundo o Inmet e a Defesa Civil, sistemas de baixa pressão manterão o tempo chuvoso até o fim da semana, elevando os riscos de alagamentos e enxurradas, especialmente no Meio-Oeste e Vale do Itajaí.

Os períodos mais críticos ocorrerão em dois momentos: até a noite desta terça-feira (8), com pancadas fortes e trovoadas, e a partir da quarta-feira (9), quando a chuva intensa retorna de forma persistente. No Grande Oeste, a tendência é de diminuição gradual dos temporais, com risco baixo para ocorrências graves.

O Inmet (Instituto Nacional de Metrologia) emitiu alerta laranja para acumulados de chuva de até 100 milímetros em Santa Catarina. Um sistema de baixa pressão manterá o tempo chuvoso, aumentando os riscos de alagamentos e enxurradas em diversas regiões. Confira o alerta do Inmtet:

“Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. Evite enfrentar o mau tempo. Observe alteração nas encostas. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”.

Veja também

2025 © Meu Personalyt