Um ciclone extratropical que se originou no Rio Grande do Sul tem previsão de chegar a Santa Catarina nesta quinta (14). Ventos intensos, agitação marítima e temporais localizados são os principais efeitos esperados. Apesar de ser o mesmo fenômeno que afetou o Rio Grande do Sul, o impacto em Santa Catarina deve ser menor, segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsania Cruz.
Noticias relacionadas
No Rio Grande do Sul, o ciclone teve sérias consequências. Deixou mais de 40 mortos e a Defesa Civil do estado calcula que mais de 135 mil pessoas foram afetadas. Em Santa Catarina, o evento climático tem previsão de impacto na costa, onde deve formar uma “pista de ventos”, que são ventos com força constante na mesma direção, conforme explicou o meteorologista Marcelo Martins.
Quinta-Feira (14):
A madrugada de quinta-feira já promete trazer as primeiras manifestações do ciclone. Rajadas de vento entre 50 e 80km/h devem agitar o mar, com ondas chegando a picos de 4 metros. A Defesa Civil alerta para os riscos em atividades marítimas, quedas de árvores e outros danos, além de previsão de chuvas intensas e queda de granizo.
Sexta-Feira (15):
A sexta-feira (15) mostra uma melhoria nas condições climáticas. O tempo deve começar a se estabilizar, com clima mais seco e ensolarado. No entanto, ainda há alerta para atividades marítimas, uma vez que o mar deve continuar agitado. As temperaturas começam o dia baixas, com possibilidade de geada em algumas regiões.
Final de Semana:
O final de semana traz alívio aos catarinenses. A previsão é de tempo estável, com temperaturas em elevação. Para quem tem planos ao ar livre, o sábado e o domingo prometem ser mais tranquilos.
Dicas de Segurança:
A Defesa Civil orienta a população a procurar abrigo e tomar precauções, como evitar ficar próximo de árvores, postes de energia e placas, além de desligar aparelhos eletrônicos durante os temporais.
