O Agosto Lilás é um mês marcado pelo esforço conjunto de várias instituições e autoridades na divulgação da Lei Maria da Penha e da legislação que combate a violência contra a mulher. Em Jaraguá do Sul, um dos principais órgãos que atuam nessa causa é a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores.
Criada em 19 de agosto de 2021 pela Resolução nº 10/2021, a Procuradoria da Mulher de Jaraguá do Sul tem como missão a defesa dos direitos das mulheres no município. Composta por uma procuradora e uma procuradora adjunta, ambas preferencialmente vereadoras, a instituição trabalha para orientar e auxiliar mulheres que buscam ajuda, encaminhando-as aos órgãos competentes e oferecendo suporte na resolução de seus problemas. A confidencialidade e a proteção das informações são sempre priorizadas.
Entre as atividades promovidas pela procuradoria estão palestras e encontros ao longo do ano, como o Encontro Mulheres Agricultoras da Epagri, o Evento para Elas, palestras em escolas, faculdades e empresas, o Encontro Estadual das Procuradorias da Mulher e a Segunda Rodada de Conversa sobre Violência contra a Mulher. Essas iniciativas buscam informar e conscientizar a população, além de fortalecer a rede de apoio às mulheres na região.
Todas as ações da Procuradoria se fazem necessárias por conta de dados evidenciados na Pesquisa Nacional de Violência Contra a Mulher 2023, realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado e feita com 21.787 mulheres em todo o Brasil. Segundo os dados coletados, 74% das mulheres brasileiras percebem que a violência tem aumentado. Em 2022 esse número era de 86% das mulheres entrevistadas. Ainda conforme a Pesquisa, 30% das brasileiras já sofreram violência doméstica ou familiar provocada por um homem.
A Procuradoria da Mulher é protagonista em diversas ações no combate a essa violência contra a mulher em Jaraguá do Sul, como a criação da Casa Izabel, marcada para este mês de agosto.
Localizada no bairro Jaraguá 99, a instituição será administrada voluntariamente pela Associação Beneficente Novo Amanhã, que desde 1998 atua na recuperação de dependentes químicos e agora se dedica ao atendimento ao público feminino. Além de oferecer abrigo, a Casa Izabel proporcionará atendimento psicológico, orientação jurídica e assistência social, visando a recuperação, o fim do ciclo de violência e a reintegração plena dessas mulheres na sociedade. A unidade contará com dormitórios em formato de suíte e banheiros acessíveis, além de espaços para acolhimento psicológico, social e de saúde, com salas de atendimento próprias.
Noticias relacionadas
Ações como essas reforçam o compromisso de Jaraguá do Sul na luta contra a violência à mulher, proporcionando suporte e esperança para aquelas que enfrentam essa realidade. A mulher que estiver em situação de vulnerabilidade, violência ou necessitar de algum suporte para qualquer dificuldade, pode recorrer aos contatos abaixo:
Contatos Procuradoria da Mulher
Telefone: (47) 3307-3200 / WhatsApp: (47) 9 9215-2036.
E-mail: procuradoriadamulher@jaraguadosul.sc.leg.br .
Atendimento presencial na Sala Thalia Ferraz: Rua dos Imigrantes, 500, bloco K – Rau (anexo à Católica).
Rede de Proteção à Mulher
Central da Mulher em Situação de Violência: 180.
DPCAMI – Delegacia de Polícia da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso: (47) 3370-0331.
COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher: comdim@jaraguadosul.sc.gov.br .
Polícia Militar: 190.
Polícia Civil: 181.
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social: (47) 3275-8750.