E a famosa empresa de tecnologia multinacional da área do transporte privado urbano, a Uber, conhecida e querida por todos que usam o seu aplicativo diariamente, tem encerramento de 2 serviços aclamados após quase 1 década no Brasil pra tristeza de clientes e choca a todos.
Noticias relacionadas
As informações são do portal “tecnoblog”, o qual informou no ano de 2022, que o serviço aclamado do Uber, o Uber Eats, encerrava as suas operações no momento em que marcava presença em mais de 150 cidades brasileiras, devido ao amplo domínio e monopólio do iFood no segmento de entregas de refeições por aplicativo.
Segundo as informações, na época, a empresa enviou uma manifestação à Superintendência Geral, o SG, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade, onde deixou claro o que motivou o encerramento do serviço, dizendo que foi devido ao “monopólio” do iFood, quando disse em um trecho do documento:
“Infelizmente, as barreiras artificiais impostas pelo iFood com sua conduta exclusionária, que são o foco do presente Inquérito Administrativo por esta SG, contribuíram para a decisão da Uber de encerrar as operações do aplicativo de intermediação de delivery de refeições Uber Eats”, disse o documento da Uber.
Ainda segundo as informações, a citação que dizia “barreiras artificiais” era relacionada aos contratos de exclusividade que o iFood mantinha com os restaurantes para evitar que eles realizassem entregas de refeições por meio de outras plataformas, o que estabelecia um monopólio nas redes de entregas e uma competição injusta entre as empresas, o que levou ao fim do serviço aclamado da Uber.
Outro serviço aclamado da Uber que foi encerrado, foi o da Uber Promo, que aparecia como opção para o passageiro quando havia pouca demanda de corridas para os motoristas, e para incentivar que as pessoas buscassem se deslocar em horários com menor movimento, mas que acabou não agradando aos motoristas prestadores de serviço da empresa, conforme consta nas informações do portal “55content”.
Segundo o portal, após gerar muita polêmica, em novembro de 2021, a Uber comunicou em mensagem aos motoristas que a categoria estaria desativada pelo menos até o final daquele ano, informando os motivos da criação do serviço na época da pandemia, e que com o avanço da vacinação, a retomada das atividades aumentaria a demanda e, por isso o serviço estaria indisponível.
Com isso, o serviço aclamado foi encerrado e até o momento não voltou mais a ficar disponível, contudo, foi criado um serviço inverso ao Uber Promo, a categoria Uber Prioridade, onde o passageiro paga mais caro para ter um tempo de espera menor, que está atualmente em funcionamento.