Dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, a Meta informou que a plataforma Meta Spark — usada para criar e compartilhar efeitos de realidade aumentada por terceiros — será encerrada a partir de 14 de janeiro de 2025. De acordo com a empresa, até mesmo efeitos criados antes dessa data deixarão de existir. Já os de sua propriedade continuarão disponíveis.
Noticias relacionadas
“Isso significa que os efeitos de realidade aumentada (RA) criados por terceiros — incluindo marcas e a nossa comunidade de criadores de RA — não estarão mais disponíveis a partir desta data. Os efeitos de realidade aumentada de propriedade da Meta continuarão disponíveis para os nossos usuários em nossos aplicativos”, disse a Meta em comunicado.
Segundo a empresa, a Meta Spark foi lançado há sete anos, quando “ a realidade aumentada era uma novidade para a maioria dos usuários”. A decisão de por fim a plataforma acontece como parte dos esforços da Meta “para focar em produtos que vão atender melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes corporativo”, acrescentou.
A notícia se espalhou nas redes sociais, onde usuários começaram a se despedir da variedade de filtros criados que o Instagram possui. No X, há quem lamentasse ter que ficar sem seu filtro favorito, como uma usuário identificada como Fabi. Já outros se questionaram como “viver sem o filtro do Instagram”.