A diretoria da Acijs se reuniu na última sexta-feira com representantes do governo estadual, em visita a Jaraguá do Sul para tratar junto a lideranças do setor produtivo de temas de interesse para o desenvolvimento regional.
Integraram a comitiva os secretários Cleverson Siewert (Fazenda), Silvio Dreveck (Indústria, Comércio e Serviço), Marcelo Fett (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Edgard Usuy (Planejamento), além do presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, o presidente do Sapiens Parque, Eduardo César Cordeiro Vieira, e o consultor executivo da Fazenda, Julio Cesar Marcellino Jr.
O roteiro, pela manhã e à tarde, incluiu visitas à WEG, ao Instituto Senai de Tecnologia e ao Novale Hub Centro de Inovação, onde o grupo foi recebido pela diretoria e conselheiros da Acijs. Na pauta, além do fortalecimento das relações entre a classe empresarial e a administração estadual, foram discutidas questões estratégicas visando assegurar o desenvolvimento sustentável do Vale do Itapocu, com ênfase em projetos nos quais a Acijs tem dedicado atenção especial, como as áreas de infraestrutura, inovação e mobilidade, entre outras.
No encontro no Novale, que concentrou a agenda com a representação da Acijs, a presidente Caroline Obenaus Cani registrou o reconhecimento do setor produtivo ao governo estadual na atenção aos pleitos que a entidade tem apresentado, como é o caso da aceleração das obras de duplicação da BR-280 no trecho estadualizado. Caroline acentuou a participação das empresas associadas na geração de empregos e renda, respondendo por mais de 74% dos postos de trabalho no município, e a disposição da Acijs para continuar atuando em sinergia com o poder público como uma marca da entidade ao longo de mais oito décadas de existência. O vice-presidente de articulação institucional, Francisco Tavares destacou o avanço do projeto no trecho de 9,3 quilômetros como uma etapa importante para a melhoria da logística e da mobilidade, com mais segurança e qualidade à rodovia, essencial para a entrada de matérias-primas e saída de produtos manufaturados, além de fluidez na circulação da população do entorno.
Os ex-presidentes Luis Hufenüssler Leigue e Ana Clara Franzner Chiodini, representando o Conselho Superior da Acijs, posicionaram a importância de serem atendidas demandas que irão impactar o desenvolvimento de Jaraguá do Sul e região a médio e longo prazos, apoiados principalmente na inovação e na tecnologia. No encontro também estavam presentes os vice-presidentes Daniel Godinho (Empreendedorismo e Inovação), Stephen Salai Stahelin (Administrativo) e Jaime Franzner Junior (Financeiro), além da diretora-executiva Edna Zamboni, o diretor-executivo do Novale, Nelson Almeida Netto, e o reitor da Católica SC, Cleiton Vaz.
O secretário Cleverson Siewert reforçou que o governo do Estado vem se comprometendo em valorizar o perfil empreendedor dos municípios e o compromisso com a responsabilidade fiscal para atender as necessidades em setores fundamentais para que Santa Catarina continue se destacando por sua economia pujante e diversificada. “Estamos sempre dispostos a ouvir, entender as demandas e construir soluções em conjunto para avançar ainda mais”, disse. Também os secretários Silvio Dreveck, Marcelo Fett e Edgard Usuy se manifestaram por uma integração cada vez mais sólida da região, considerando que Jaraguá do Sul é um polo industrial de forte impacto quando se fala em competitividade, com empresas líderes de mercado e posicionadas globalmente, e a atenção a demandas localizadas traz perspectivas de um impulso ainda maior para a economia do Estado.
Mobilidade elétrica e inovação
A programação em Jaraguá do Sul também incluiu visitas às instalações do parque fabril da multinacional WEG, referência mundial em motores, geradores, transformadores e acionamentos elétricos. No roteiro, a comitiva do governo conheceu melhor o desenvolvimento de tecnologias e soluções nos mais diversos segmentos de atuação da empresa, com exemplos de inovação e desenvolvimento sustentável em iniciativas voltadas à energia e mobilidade elétrica.
Em reunião com a comitiva do governo, o diretor presidente executivo da WEG, Alberto Yoshikazu Kuba manifestou a disposição da multinacional em ser parceira do Estado na idealização de políticas públicas para a mobilidade elétrica em Santa Catarina.
O secretário, Cleverson Siewert observou que a gestão do governador Jorginho Mello busca planejar o Estado para os próximos 20 anos, uma diretriz que se traduz no incentivo a projetos que tenham perspectiva de investimentos e gerem mais emprego e renda em Santa Catarina.
“Vimos de perto como são conduzidos processos de um dos grandes símbolos da força da indústria catarinense e que tem seus produtos presentes em cinco continentes, demonstrando o potencial de Santa Catarina na conquista de novos mercados. O futuro do Estado passa pela geração de novas matrizes econômicas, a exemplo das iniciativas de transição energética. Com responsabilidade fiscal, queremos ser indutores desse processo”, destacou o secretário Cleverson Siewert.
A pauta incluiu, ainda, uma visita ao Instituto da Indústria Eggon João da Silva, mantido pela Fiesc, que oferece formações voltadas à energia solar, mobilidade e tração elétrica, além de pesquisa e desenvolvimento nessas áreas e consultoria em eficiência energética. O encontro teve participação de representantes da General Motors e da BMW, que abordaram assuntos relacionados à mobilidade elétrica.