A “demolição fundamental”

data 22 de agosto de 2024

Obras de ampliação do pronto socorro infantil e do centro obstétrico do Hospital e Maternidade Jaraguá (HMJ) começaram a sair do papel.

Sonho de muitos anos, a ampliação do pronto socorro infantil e do centro obstétrico do Hospital e Maternidade Jaraguá (HMJ) começou a sair do papel. Centro de referência em obstetrícia e pediatria para a região, o HMJ atende as gestantes e recebe a maioria das crianças que vêm ao mundo na região.
No entanto, com o crescimento da população, as instalações começaram a ficar pequenas para a demanda de Jaraguá e região e se tornou prioritário o aumento da sua capacidade de atendimento. Então, a direção do hospital logo elaborou um projeto de ampliação.
O nosso mandato atuou diretamente junto com o hospital para sacramentar um convênio entre a instituição e o governo do Estado no valor de R$ 7,5 milhões para a execução das obras planejadas.
Desde 2021 foi uma via sacra de inúmeras reuniões com governadores e secretários de saúde. Finalmente, em maio deste ano, quando o governador Jorginho Melo assinou o convênio que tanto corremos atrás, nosso esforço foi recompensado.
Esses R$ 7,5 milhões para o Hospital Jaraguá serão destinados para a aquisição de novos leitos e a construção de uma infraestrutura reforçada para a única maternidade na região da Amvali que atende pelo SUS.
Serão disponibilizados 26 novos leitos no total: o pronto atendimento infantil receberá 11 novos leitos, passando de 10 para 21; enquanto a emergência obstétrica será expandida em 15 leitos, aumentando de oito para 23 leitos disponíveis.
No dia 15 de maio, finalmente foi dado o pontapé inicial nas obras que vão trazer mais qualidade no atendimento da saúde da população. Em um emocionante evento com a presença da imprensa e de vários convidados, ocorreu o ato que marcou o início das obras de reforma e ampliação do pronto atendimento infantil e obstétrico.

Participantes do evento na foto: Daiane Maria Vieira, Antônio Carlos Souza Santos, Izaura Herpich, Dieter Janssen, Eduardo da Silva Hochmuller, Charles Alfredo Bretzke, Vicente Caropreso, Sérgio Luís Alves, Paulo André Hufenüssler, Guilherme André Kienen, Cauby Leite Motta Júnior e Ralf Benedito Sebold.

Demos o primeiro passo com a “demolição fundamental”, nas palavras do amigo Charles Alfredo Bretzke, presidente do Conselho Administrativo do HMJ, ao ver a máquina iniciar o trabalho de derrubada do antigo prédio onde será erguida a nova instalação.
Uma obra vital que elevará a qualidade do atendimento e a segurança para a população, permitindo ao Hospital Jaraguá continuar seu trabalho de excelência.
Juntos, estamos comprometidos em curar o presente e preparar o futuro.
Uma jornada árdua, mas vitoriosa! 
Por Deputado Estadual Vicente Caropreso

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia