Noticias relacionadas
Ao som de “Globo Lixo” no meio de entradas ao vivo, alguns repórteres estão optando, inclusive, por “disfarçar o microfone”, com objetivo de evitar retaliações.
Depois de ser questionado diretamente pela população, William Bonner, nos bastidores, exigiu mais segurança da emissora para si e seus colegas.
O jornalismo da empresa tem sido alvo de fortes críticas depois da ampla cobertura dedicada ao show da Madonna no Rio de Janeiro no dia 4 de maio, quando o Rio Grande do Sul já havia decretado estado de calamidade.
O número de mortes na data da apresentação já era de 55, com mais de 70 desaparecidos e 1 milhão de casas sem água.
Para além de qualquer discussão ideológica, durante o 1º final de semana do mês, GloboNews, Jornal Nacional e Fantástico optaram por ter como foco principal a apresentação da popstar.
A empresa de mídia negociou a exclusividade de transmissão do show, tendo vendido mais de R$ 20 milhões em patrocínios somente para o evento, incluindo o Itaú, grande parceiro comercial e financiador da vinda de Madonna.
Ao longo do final de semana, foram diversas entrevistas e reportagens especiais, além de uma superprodução para transmitir ao vivo o show de mais de duas horas para todo o país.
Outro ponto de críticas foi a tentativa de desmentir uma reportagem do SBT que mostrava caminhões carregados de doações sendo multados pela Agência Nacional de Transportes. A própria agência acabou reconhecendo o fato posteriormente.
A relevância da empresa para o país
A Globo é a 2ª maior rede de TV do mundo e a líder absoluta no Brasil, alcançando 70 milhões de brasileiros todos os dias e tendo forte influência nas percepções da população.
Com as críticas tomando conta das redes, a emissora decidiu reformular sua programação, deslocando profissionais e dando destaque à tragédia no RS em grande parte de seus conteúdos.
Bonner foi para Porto Alegre apresentar o Jornal Nacional in loco, assim como Patrícia Poeta e outros repórteres experientes;
O Profissão Repórter que mostraria os bastidores do show da Madonna foi cancelado e se dedicou às enchentes;
Uma semana depois de seu after, Huck apresentou seu programa ao vivo — algo raro para o Domingão —, focado exclusivamente na situação do RS.
O Fantástico de ontem também teve as enchentes como principal temática, com especiais e cobertura ao vivo.
DADOS
Um dado interessante: A audiência subiu com a cobertura especial das enchentes e o Jornal Nacional teve a maior pico do ano com 26 pontos no Ibope — mais de 18 milhões de pessoas assistindo.
Curiosidade sobre o brasileiro: 41% da população preferem evitar se informar, enquanto menos da metade (43%) diz confiar nas notícias. Os dados são da Reuters e você pode aprofundar aqui.
(Imagem: TV Globo | Reprodução)