Você sabia?

Por: Alerta com Raquel - Por Raquel Krawulski
Foto: Divulgação
Compartilhe

É importante estarmos sempre informados e atualizados sobre as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Algumas dessas normas são bem interessantes e constituem verdadeiras curiosidades. Outras muitas vezes nos causam dúvidas. Vamos descobrir quais?

Apesar de ser um ato bastante recorrente, atirar lixo do veículo na via é considerado uma infração de trânsito, assim como abandonar objetos e substâncias. Esses exemplos são considerados infrações médias que geram aplicação de multa.

Poucas pessoas sabem, no entanto, que ao ter o veículo imobilizado na via pública por falta de combustível o motorista pode ser multado. Essa penalidade está de acordo com o Art. 180 do CTB e é considerada uma infração média, estando sujeita à aplicação de multa e remoção do veículo.

Outra curiosidade: grávida pode dirigir, mas é aconselhável que não o faça nos dois últimos meses de gestação. A razão disso é o próprio desconforto da gestante nesse estágio da gravidez e também o risco de deslocamento da placenta devido a uma possível freada brusca, causando, assim, risco de parto prematuro ou até mesmo risco de morte da mãe e do feto.

Molhar os pedestres em dias de chuva é considerado infração, sim. O Art. 171 prevê infração média para quem usar o veículo para arremessar água ou detritos sobre os pedestres e a penalidade é multa. Nesse caso, é punido não apenas o ato de molhar o pedestre, mas a falta de respeito com o próximo.

Abrir muito a porta também não pode, mas existem muitos desavisados que a escancaram ao desembarcar. Mas o pior é outro fator: o embarque e desembarque, segundo o artigo 49, só pode ser feito pelo lado da calçada, exceto pelo condutor.

Muita gente também não sabe, mas de acordo com o artigo 231 é proibido transitar com o veículo desligado ou desengrenado em declive. Portanto, andar na “banguela”, além de ser uma infração grave, gera ainda uma multa.

Veja também

Encontrada mulher desaparecida na Praia Brava
O desaparecimento de Simone estava sendo divulgado por amigos
Dono de construtora de Balneário Camboriú é executado dentro de loja
Ele foi morto a tiros e polícia acredita que pode ter sido um latrocínio    
Coluna do Moa deste sábado
Um empresário caixa alta da city, depois de ter pulado a cerca vária vezes, ter sido...
Coluna do Moa desta sexta-feira
Aquela figurinha bizarra e arrogante que sequer sabia falar e não disse...
Prefeitura adere ao programa Sebraetec
Cidade será a primeira cidade do Estado a desenvolver o programa, que visa apoiar micro e pequenas empresas.
Cresce o movimento nas farmácias SUS do município
No mês de junho mais de mil atendimentos foram registrados ao dia.