VOCÊ SABE O QUE É CARTÃO DE CRÉDITO RMC?

Por: Hasse Advocacia e Consultoria - Dr. Marcos Hasse
Foto:
Compartilhe

 

O cartão funciona com o RMC, que é a reserva de margem consignável.

 

Quem é aposentado ou pensionista já deve ter ouvido falar em cartão de crédito consignado ou cartão de crédito do INSS. Esse cartão funciona com o RMC, que é a reserva de margem consignável.

Essa reserva é feita de parte do pagamento mensal recebido por quem contrata, sendo que a quitação da fatura está vinculada direto com a folha de pagamento, garantindo o recebimento pelo fornecedor do produto.

Quanto a porcentagem que pode ser reservada para o pagamento da fatura, tem-se que a lei nº 14.131/2021 ampliou a margem do crédito consignado dos aposentados e pensionistas do INSS de 35% para 40%.

Antes, os aposentados podiam comprometer 30% do seu benefício com empréstimo consignado e 5% com cartão de crédito. Agora com a nova lei, os aposentados e pensionistas podem comprometer até 35% do benefício com consignado e 5% com cartão.

Mas é preciso ter muito cuidado com a contratação deste produto bancário, pois, se não for utilizado de forma adequada, pode contribuir para o endividamento de quem contrata, visto que, caso a fatura passe do valor reservado, este irá para o sistema rotativo e pode ocasionar a conhecida “dívida infinita”.

Ainda, pode acontecer de o produto ser disponibilizado sem a contratação ou ciência do aposentado ou pensionista.

Tal situação pode ser verificada no aplicativo “MEU INSS” e, nesses casos trata-se de uma prática abusiva passível de ação judicial, sendo que os valores eventualmente descontados indevidamente podem vir a ter que ser devolvidos em dobro, assim como, pode haver fixação de indenização por dano moral.

 

Veja também

SOBRE OS MIL REAIS...
CONFIRA A COLUNA DESTA SEXTA-FEIRA-22-10
Novale Hub está com inscrições abertas para workshop
Inscritos poderão colaborar com projetos cujo objetivo é solucionar problemas urbanos por meio de um processo intensivo de trabalho em grupo.
BTA Aditivos irá se instalar em Jaraguá do Sul
Representantes da indústria de aditivos de nutrição animal estiveram reunidos com prefeito, Antídio Lunelli para apresentar o plano de implantação da unidade fabril no bairro Santa Luzia.
Simulado avaliou o conhecimento de alunos da rede municipal de ensino
O objetivo é traçar um diagnóstico da aprendizagem com base no desempenho dos estudantes.
Guaramirim poderá ter prédios com até 25 andares
Aprovação de projeto que trata sobre o zoneamento, uso e ocupação de solo foi aprovado em primeiro turno pela Câmara.
Câmara de Guaramirim aprova criação do Complexo Multimodal
Projeto prevê a instalação de grandes empreendimentos e uma nova ligação com a cidade de Joinville.