Um talento que já nasce abençoado

Por: Priscilla Millnitz Pereira Foto: Jéssica Kopsch
Compartilhe

Misael Kotarski surpreende não só pela desenvoltura e talento, como pela fé. Aos nove anos de idade, ele manda bem no violão e já tem seu estilo musical bem definido: o gospel. O apreço pela religião agrada muito seus pais e grandes incentivadores, Nerli e Deonizio Kotarski, que contam que ele iniciou a carreira artística cantando louvor na Bola de Neve, igreja que a família frequenta. De lá pra cá o gosto por música só aumentou e há dois anos ele se dedica às aulas particulares de violão.

O interesse partiu do garoto, na época com apenas seis anos, mas dá pra dizer que a veia artística é de família. A irmã mais velha foi modelo na infância e toca teclado, enquanto o cunhado é baterista. Crescendo nesse ambiente musical, ele foi criando suas próprias referências e hoje se inspira em artistas como Fernanda Madaloni, Gabriela Rocha, Lázaro e Fernandinho para compor o seu repertório.

Desinibido, Misael fala com facilidade das aulas, dos planos para o futuro e daquilo que gosta de fazer nas horas vagas. Chega a pedir para a mãe que o deixe contar sozinho sobre determinada situação ou experiência. No entanto, em sua primeira experiência no palco reconhece que o nervosismo falou mais alto e deu aquela travada. “Eu fui convidado para tocar na igreja e só conseguia mexer os dedos. Menos mal que consegui tocar a música inteira, mas eu não movi nenhum outro músculo durante toda a apresentação”, diverte-se contando. A música escolhida para a ocasião foi “Eu cuido de ti”.

Na hora de escolher o violão profissional – que foi presente do último aniversário –, Misael optou por um igual ao do cantor Luan Santana, mas não se engane: ele não inclui sertanejo sequer durante as aulas. O garoto que trocou a festa de aniversário pelo instrumento musical também pediu de presente de Dia das Crianças um livro inspirado na novela bíblica “Gênesis” e sonha ser ministro de louvor em igrejas quando crescer. Segundo a mãe, ele troca qualquer programação para ir ao culto de domingo e tem recebido diversos convites para se apresentar, inclusive fora da cidade, como é o caso de uma igreja de Schroeder.

 

Misael Kotarski se inspira no universo gospel para compor seu repertório.

Outros projetos

Paralelo ao grande sonho musical, Misael Kotarski também faz aulas de teatro e investe em fotos para o seu perfil no Instagram (@misael.kotarksi). Quem administra a conta é a irmã, Morgana, e ele diz que acabou se acostumando com a ideia de fazer fotos e vídeos para divulgar o seu trabalho. Quando a ideia surgiu ele admite que não gostava. Hoje até participação na TV já fez.

Convidado pela SCC, afiliada do SBT em Santa Catarina, topou gravar pequenos vídeos em homenagem ao Dia das Mães. Segundo ele, a experiência das filmagens foi tranquila, mas segue focando mais na música, que é sua verdadeira paixão. “Eu toco um pouco todos os dias, mesmo quando não tem aulas ou ensaios”, diz ele. Quando chove, porém, a inspiração parece não ser a mesma e ele prefere se dedicar às outras atividades que também o fazem feliz, como brincar com seus cachorros, assistir séries e fazer as tarefas da escola.

Misael cursa atualmente a terceira série do ensino fundamental e adora as disciplinas de história e matemática. “É um aluno nota 10”, derrete-se a mãe coruja. Perfeccionista,  ele não costuma se render aos elogios que recebe de vizinhos e de pessoas aleatórias que passam pela sua rua e o ouvem tocar. “Preparar uma música leva dias. Gosto de estudar bem até me julgar realmente preparado”, explica ele, que aguarda novos convites para apresentações e não se intimida mais com a audiência que só cresce, considerando as transmissões virtuais simultâneas cada vez mais comuns nesses tempos de pandemia. “Quero continuar me dedicando muito, aprendendo mais e seguindo nesse caminho que já escolhi”, encerra.

 

Veja também

Vamos falar sobre vidros?
São tantas as opções que muitas vezes o cliente pode não saber o que fazer no momento da escolha.
Asfaltamento da Rua 13 de Maio deve continuar em breve
Empresa responsável pelo novo trecho já foi conhecida por meio de licitação.
Central de Imunização do Centro fecha mais cedo amanhã
O motivo é a capacitação de rotina da equipe do posto.
Vôlei jaraguaense carimba o passaporte para a Olesc
Time venceu todos os jogos da etapa regional por três sets a zero e passou para a próxima fase.
Jaraguá promove evento LGBTQIA+
Encontro ocorreu no último sábado e contou com diversos serviços e apresentações.