Territorialização da saúde é discutida em comissão

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

A divisão do município de Jaraguá do Sul por meio de territórios de saúde deve melhorar ainda mais o gerenciamento das unidades básicas de saúde e, consequentemente, o atendimento à população. “Nós cuidadosamente dividimos o município em quatro territórios bem definidos, que são: o território da Barra, do João Pessoa, do Centro e de Nereu Ramos”, explica o secretário municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.
Ainda segundo ele, cada território tem um enfermeiro responsável, que atende as necessidades das unidades básicas de saúde destas regiões. “Isso tem auxiliado para a diminuição das filas, por exemplo. São avanços importantes, porque enxergamos as particularidades de cada bairro”, completa.
Para a implantação do sistema foi criada a Comissão Permanente de Territorialização da Atenção Primária, que se reúne periodicamente para dar continuidade nas atividades de reconhecimento do território de saúde, condições de vida, situações de saúde e mapeamento de vulnerabilidades. O encontro mais recente foi na última quarta-feira e ontou com a participação da professora doutora, Fernanda Alquini, que é Coordenadora de Operações Acadêmicas da Instituição Estácio de Sá de Jaraguá do Sul. A intenção foi integrar parcerias para a instituição de projetos futuros, buscando o fortalecimento e qualificação das ações de territorialização no município.
A Presidente da Comissão, Supervisora Distrital da Atenção Primária à Saúde (APS), Priscila Steffani refere que a territorialização está presente nos documentos reguladores da APS do SUS e sua função é fundamental para fortalecer os princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde. A Gerente da Atenção Primária, Amanda de Lemos Mello enfatiza que os membros dessa comissão são pessoas fundamentais, por isso contempla agentes comunitários de saúde e enfermeiros, os quais fazem cotidianamente o reconhecimento e análise dos ambientes de saúde do município.
O secretário de saúde enfatiza a importância da territorialização para o planejamento da saúde, tendo em vista a análise das condições de saúde. Ainda, diz que a integração com as instituições de ensino é fundamental para o desenvolvimento de ações coletivas.

Veja também

Delegação de Jaraguá do Sul conquista 29 medalhas no Catarinense de Bicicross
Terceira etapa do campeonato reuniu competidores em casa.
VacinAção Solidária: mais 360 quilos de alimentos são distribuídos
Desta vez a arrecadação foi destinada às comunidades terapêuticas Padre Aloísio Boeing e Novo Amanhã e Cristã Evangélica Ser Igreja.
Equipe de Jaraguá se destaca em campeonato de xadrez
Dos 20 atletas da delegação, 15 conquistaram colocações e medalhas para o município.
Mais de três mil pessoas se vacinaram contra a Covid no fim de semana
Procura pela segunda dose, no entanto, segue abaixo do esperado.
Bombeiros retomam buscas por jaraguaense desaparecido no mar
Afogamento foi registrado na tarde de ontem na praia do Ervino, em São Francisco do Sul.
Equipe de tiro tem final de semana positivo
Atletas se dividiram entre a sexta etapa do Campeonato Catarinense de Carabina Livre e o 47º Campeonato Sul-Brasileiro de Carabina.