Shopping sedia Exposição Interativa de Saúde Bucal e Nutrição

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

Inicia neste sábado, no 1° piso do Jaraguá do Sul Park Shopping, a “Exposição Interativa – Saúde Bucal e Nutrição”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Prevenção em Saúde Bucal e Nutrição; em parceria com o Jaraguá do Sul Park Shopping.
A exposição, que vai até o dia 24 de outubro, é uma forma de comemorar junto à população o Dia Nacional de Saúde Bucal (25/10) e o Dia Mundial da Alimentação (16/10).
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Marcos Voltolini, nas hortas comunitárias existentes no município são produzidas hortaliças com base em princípios agroecológicos. “Isso significa que são mais seguros para quem produz, bem como para quem consome. Além disso, o fato de plantar, observar o crescimento, colher e consumir hortaliças frescas, saudáveis e sem agrotóxicos é uma experiência fantástica", ressalta.
"A pandemia dificultou as ações de prevenção em saúde bucal. Agora, com o cenário epidemiológico mais favorável, é possível a continuidade das ações de maneira segura e continuada. Essa ação é importante, pois ao mesmo tempo que diverte, ensina o público em relação aos cuidados necessários para manter a dentição saudável", acrescenta o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.
A exposição, que pode ser visitada das 13 às 19 horas, tem entrada gratuita e é um ambiente interativo dividido em cinco estações, cada uma com sua atividade relacionada à odontologia e a nutrição. Cada estação tem uma cor para sua identificação e faz alusão à dieta das cores e também às dicas de saúde bucal.

Estação verde:

Nutrição: alimentos desta cor possuem o pigmento clorofila, que é considerado energético celular, podendo auxiliar na oxigenação do cérebro. Ex: abacate, alface, brócolis, etc.
Odontologia: o verde será associado ao flúor e seus benefícios na prevenção às cáries.

Estação laranja:
Nutrição: esse tom é dado pelo betacaroteno, pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos e do cabelo, atuando também na visão e no metabolismo de gordura.  Ex: damasco, abóbora, cenoura, etc.
Odontologia: haverá um banner explicando o projeto do mascote da prevenção em saúde bucal e sua imagem.

Estação roxa:
Nutrição: alimentos dessa cor possuem a antocianina, um pigmento ligado a vitamina B1 responsável pela transformação de carboidratos e outros nutrientes em energia. Ex: uva, berinjela, ameixa e jabuticaba.
Odontologia: associou-se essa cor à traumatismo dentário e as principais dúvidas estarão impressas em um banner.

Estação branca:
Nutrição: alimentos brancos tem vitaminas do complexo B e flavonóides, que atuam na proteção das células. Ex: banana, maçã, aipim, cará, alho-poró, etc.
Odontologia: fará correlação dessa cor com os dentes e o acometimento por cárie.

Estação vermelha:
Nutrição: a cor vem do licopeno. Esses alimentos têm poder antioxidantes que auxiliam na prevenção do câncer e stress. Ex: caqui, melancia, tomate, goiaba, etc.
Odontologia: A gengiva será a estrutura bucal abordada nessa estação, já que tem relação com a cor vermelha. Doenças que a acometem e a prevenção delas serão inclusas nesse banner.

Veja também

Empresa brasileira cria máscara capaz de matar coronavírus
Equipamento da Golden Technology ainda é eficaz contra a variante Delta
Atriz global morre nesta terça-feira
A família não divulgou a causa da morte
Enxadrista jaraguaense se classifica para o Mundial de Malta
André Jordi Volkmann levou a melhor no campeonato sub 2300 - Pensado e garantiu a vaga para a competição em 2022.
QUITAÇÃO ANTECIPADA: POSSIBILIDADE DE RESTITUIÇÃO DE VALORES
Confira o que diz o advogado Dr. Marcos Roberto Hasse
Agende-se: vistoria do transporte escolar ocorrerá de 12 a 28 de janeiro
Todos os motoristas autônomos e empresas precisam passar por esse processo anualmente.