Seu imóvel possui um Memorial Descritivo?

Por: Mauren Soder - Soder Engenharia
Foto: Divulgação
Compartilhe

Você comprou aquele tão sonhado imóvel e decidiu dar uma inovada no layout com a finalidade de valorizar o empreendimento. Derrubar algumas paredes, alterar as tubulações hidráulicas e elétricas, trocar o rejunte velho por um novo e ampliar a área de festas estão no escopo. Porém, como vou saber por onde as tubulações hidráulicas passam? Como saberei a cor e marca do rejunte utilizado? E as paredes, posso quebrar qualquer uma ou tem alguma restrição? E quem eu devo chamar? Qual profissional habilitado que pode lhe auxiliar?

Você pode encontrar todas essas informações no Memorial Descritivo do empreendimento. É como se fosse um manual de instruções, pois ali você terá todas as características, especificidades, mapeamentos de tubulações, marcas, cores, estruturas, infraestrutura, etc. Inclusive um quadro informativo com o contato de todos os prestadores de serviço que podem lhe auxiliar neste imóvel.

Você sabia que ele é obrigatório? De acordo com a Lei 4.591/64, esse é um documento público e detalhado do imóvel ao qual o proprietário tem direito. O Memorial Descritivo é uma etapa anterior à execução da obra: trata-se de um documento público e exigido por lei que deve ser elaborado como um verdadeiro descrito detalhado de tudo o que irá compor aquele projeto.

Então, dê uma conferida na sua casa/apartamento e veja se neste imóvel que você habita há um Memorial Descritivo contendo todas as características construtivas e atualizadas. Caso não o tenha, a Soder Engenharia pode fazer um estudo analítico providenciando o máximo de informações da edificação para compor tal documentação.

A Soder Engenharia fica à disposição.

 

 

 

 

Veja também

Dia dos Pais: um dia todinho para agradecer e celebrar o amor
Não importa a idade dos filhos, pai é sempre uma referência. Nesta edição eles prestam uma homenagem àqueles que lhe deram a vida e falam um pouco dessa relação e dos momentos que ficam gravados para sempre na memória de cada um.
A coluna do Moa deste sábado já está no ar.
A nossa amiga e profissional da estética, Daiana Ionara está ultimando detalhes para
A coluna do Moa desta sexta-feira já está no ar.
É divertindo ver a briga entre os irmãos, Bruno Gagliasso e Thiago Gagliasso
Uso preventivo de Hidroxicloroquina reduz risco de agravamento da covid-19, reconhece estudo
Pesquisadores lamentam que o remédio tenha sido desacreditado pela comunidade científica
Postos de saúde abrirão aos sábados para campanha de vacinação
Objetivo é facilitar o acesso ao público que não consegue ir até uma dessas unidades durante a semana.
Saúde dá início a mutirão em Jaraguá do Sul
Mais de 24 mil procedimentos, entre consultas, exames e pequenas cirurgias serão feitos até o fim desse ano.