Schützenplatz será neste sábado

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, programou para este sábado o evento que dará o pontapé inicial às comemorações da 32ª Schützenfest: a Schützenplatz (Schützen na Praça). 
A programação será na Praça Ângelo Piazera, em frente ao Museu Histórico, das 10 às 14 horas. O diretor cultural, Sidnei Marcelo Lopes destaca que o objetivo do evento é levar parte das atrações da festa para a praça central da cidade. Além de promover a festa, congregar as sociedades e a comunidade num evento ao ar livre e apresentar ao público, no calçadão central, uma tradicional Marcha de Rei e Rainha, com apresentações musicais e de dança folclórica e gastronomia. “As tradicionais ‘festplatz’ (festas na praça) são muito comuns em todo o território alemão, onde é comum as comunidades se reunirem para o congraçamento, uma boa conversa, escutar música e desfrutar da gastronomia local”, explica Sidnei, acrescentando que a Schützenplatz teve seu lançamento na 31ª edição, que ocorreu em 2019. 
Vale ressaltar que na nossa região são comuns encontros culturais ao ar livre em praças e parques públicos, em eventos promovidos por entidades sociais e entes públicos. Com este espírito nasceu o "Schützenplatz" para oportunizar o encontro e valorizar as tradições das festas de rei e rainha em um espaço diferente da sociedade ou do Parque de Eventos, que é a praça pública, aproximando ainda mais estas tradições e a própria Schützenfest da comunidade. 

Confira as atrações programadas para o Schützenplatz
- Apresentação Musical – banda típica germânica; 
- Marcha do Rei e da Rainha – as sociedades trarão para a praça seus reis e suas rainhas atuais e eles farão um desfile simbólico, acompanhados pela banda, em honra ao rei dos reis e a rainha das rainhas da 32ª Schützenfest;
- Apresentação de dança folclórica;
- Gastronomia – serão comercializados os chopes oficiais da festa e o tradicional Wurst no Wurstecke (canto da salsicha).

Veja também

Vamos falar sobre vidros?
São tantas as opções que muitas vezes o cliente pode não saber o que fazer no momento da escolha.
Asfaltamento da Rua 13 de Maio deve continuar em breve
Empresa responsável pelo novo trecho já foi conhecida por meio de licitação.
Central de Imunização do Centro fecha mais cedo amanhã
O motivo é a capacitação de rotina da equipe do posto.
Vôlei jaraguaense carimba o passaporte para a Olesc
Time venceu todos os jogos da etapa regional por três sets a zero e passou para a próxima fase.
Jaraguá promove evento LGBTQIA+
Encontro ocorreu no último sábado e contou com diversos serviços e apresentações.