Riscos do tabagismo na cirurgia plástica

Por: Estética - Por Dr. Rodrigo Agacy e Dra. Ana Paula Passini
Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

O tabagismo é uma doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé.

O cigarro é extremamente prejudicial à saúde, principalmente para quem pretende realizar um procedimento cirúrgico que envolva descolamento de pele. Ao realizar um facelift por exemplo – cirurgia de rejuvenescimento facial – é necessário realizar uma incisão próxima da orelha, soltar a pele e tratar as estruturas que estão por dentro da face. Ou ainda, se for realizar uma abdominoplastia, o mesmo precisa ser feito: incisão, descolamento, tratar a musculatura.

Cirurgias plásticas que envolvem amplo descolamento, como abdominoplastia, facelift, são cirurgias que são muito mais afetadas pelo tabagismo. Isso acontece porque, durante o descolamento, os grandes vasos sanguíneos que nutrem a pele são cauterizados. Então a circulação da pele fica muito dependente da microcirculação dos pequenos vasos, que é justamente o lugar mais afetado pelo tabagismo.

Pacientes que fumam e se submetem a cirurgia plástica, podem sofrer com uma insuficiência circulatória e acarretar em necrose de pele. Ao invés do resultado estético ficar bom, pode formar no local uma grande ferida, de difícil tratamento e difícil resolução. Por isso, e por muitos outros malefícios oriundos do cigarro, esse hábito deve ser mudado.

Além de uma possível necrose, o cigarro aumenta o risco de complicações pós-operatórias, como TVP (trombose venosa profunda) e aumenta muito o risco anestésico. Procure um profissional competente que possa de ajudar a interromper o hábito de fumar (psiquiatra, psicólogo, clínico geral) para que a sua cirurgia plástica seja segura e com resultados esperados. O cigarro deve ser suspenso por no mínimo 30 dias antes e 30 dias depois da cirurgia, isso leva a uma melhora da micro circulação e diminui os riscos de complicação.

Dr. Rodrigo Agacy
CRM-SC 15.458
agacyepassini.com.br

 

Veja também

Novale Hub está com inscrições abertas para workshop
Inscritos poderão colaborar com projetos cujo objetivo é solucionar problemas urbanos por meio de um processo intensivo de trabalho em grupo.
BTA Aditivos irá se instalar em Jaraguá do Sul
Representantes da indústria de aditivos de nutrição animal estiveram reunidos com prefeito, Antídio Lunelli para apresentar o plano de implantação da unidade fabril no bairro Santa Luzia.
Simulado avaliou o conhecimento de alunos da rede municipal de ensino
O objetivo é traçar um diagnóstico da aprendizagem com base no desempenho dos estudantes.
Guaramirim poderá ter prédios com até 25 andares
Aprovação de projeto que trata sobre o zoneamento, uso e ocupação de solo foi aprovado em primeiro turno pela Câmara.
Câmara de Guaramirim aprova criação do Complexo Multimodal
Projeto prevê a instalação de grandes empreendimentos e uma nova ligação com a cidade de Joinville.