Revista Nossa conversa com Eduardo Bertoldi, o secretário de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Charles Siemeintcoski Foto: Eduardo Montecino/OCP News
Compartilhe

Moderado, sintético e conciliador. É assim que muitos o definem. Advogado, Eduardo Bertoldi, 38, garante que não há nada que impeça a candidatura à reeleição do prefeito Antídio Lunelli. “Não existe plano B, Antídio é o plano A, B, C, o alfabeto inteiro”, garante Bertoldi, que é secretário de Planejamento e Urbanismo de Jaraguá do Sul e eleito presidente municipal do MDB em outubro em lugar da secretária de Esporte, Cultura e Lazer, Natália Petry. Casado com Adriana Bertoldi e pai de dois meninos, Henri (11 anos) e Henzo (um ano), o líder do MDB já esteve três anos à frente da assessoria jurídica da Câmara de Vereadores. Descreve o período como “uma experiência muito rica”, onde “aprendeu bastante”. De janeiro a 2017 assumiu a Controladoria Geral do Município, quando recebeu o convite do prefeito Lunelli para assumir a Secretaria de Planejamento e Urbanismo.

Metódico, outro adjetivo que lhe imputam, o presidente da sigla emedebista fala à Revista Nossa sobre o entusiasmo com o processo pela busca da reeleição do prefeito de Jaraguá do Sul. “Em um curto espaço de tempo, não vejo ninguém com tamanha capacidade. A administração pública não é para amadores, é para quem sabe, é para quem entende de números, tem experiência em gestão”, acredita. “A administração da nossa cidade é case para Santa Catarina e para o Brasil, é a prova de que a gestão pública pode ser eficiente, pode ser honesta, pode ter ótimos resultados financeiros e entregar serviços de qualidade à população. Em menos de três anos, Lunelli liderou uma mudança sem precedentes”, assinala. “O país ainda vive uma crise, a recuperação é lenta, infelizmente. Em compensação, aqui, de 2017 para 2019, a Prefeitura saiu de uma capacidade de investimento próprio, próxima de zero para 12%, um pouco mais. É muita coisa. E ao criar esse ambiente econômico mais favorável, Lunelli começa a tirar obras do papel que há muito tempo estavam paradas, consegue melhorar o atendimento nos postos de saúde, contratar mais médicos, investir em tecnologia nas escolas, treinar professores, fazer parques públicos, asfaltar um número recorde de ruas”, continua o emedebista.

Bertoldi não possui dúvidas ao afirmar que todo o processo de desburocratização e simplificação do sistema, (o resultado) “é atração de empresas”. Como exemplo, ele cita a abertura dos supermercados Condor em Jaraguá do Sul que, segundo seu presidente, “normalmente se demoraria mais de um ano só para conseguir o alvará de construção, mas a compra do terreno até a inauguração deu-se apenas em dez meses”. São por esses e outros atos da atual gestão municipal que faz crescer um amplo sentimento de que Antídio Lunelli será um forte candidato no ano que vem.

Um pouco mais sobre Eduardo Bertoldi

Hobbies: “Como trabalho muito e tenho dois filhos, me sobra pouco tempo para hobbies. No meu tempo disponível aproveito para curtir com eles. Também gosto de passear pelas ruas para verificar se está tudo em ordem, hábito que adquiri depois de fazer parte da administração pública. Assim podemos agilizar as soluções”.

Livro de cabeceira: “Gosto de reler sempre a história sobre os fundadores da WEG. É uma inspiração que três pessoas simples, mas extremamente determinadas, tenham iniciado do nada essa empresa, que hoje é referência mundial. É a síntese do espírito inovador de Jaraguá do Sul. Leio com frequência também revistas, jornais e sites especializados”.

Bebida Favorita: “Água e também um bom chope artesanal nos fins de semana”.

Manutenção ou não da coligação com o PP
“A relação é positiva. Acredito que dar a Jaraguá do Sul mais quatro anos de um governo de resultado também seja prioridade para o PP. Entretanto, definições sobre alianças tradicionalmente ficam para perto do prazo legal, não adianta querer antecipar e nem forçar nada. Em relação à convenção municipal do MDB, tratamos apenas da formação do diretório executiva do partido”.

Frases de Eduardo Bertoldi

“A administração pública não é para amadores, é para quem sabe, é para quem entende de números, tem experiência em gestão”.

“A administração da nossa cidade é case para Santa Catarina e para o Brasil, é a prova de que a gestão pública pode ser eficiente, pode ser honesta, pode ter ótimos resultados financeiros e entregar serviços de qualidade à população”.

Bastidores do Poder - [email protected]
Whatsapp - (47) 9 9739-6888

Veja também

Mãe e filha vítimas de acidente estão sendo veladas em Jaraguá
O sepultamento vai ocorrer por volta das 15h, no Cemitério Municipal de Guaramirim
Prefeitura de Jaraguá apresenta relação de ruas pavimentas e ruas em execução.
Mais de 30 obras estão em andamento neste momento no município, com investimento de mais de R$ 30 milhões
Em briga de marido e mulher se mete a colher, sim!
Confira as principais causas de violência doméstica.
A força feminina na Câmara de Jaraguá do Sul
Ela foi eleita com o maior número de votos entre as mulheres.
Patrícia Weirich estreia como colunista na Revista Nossa
A profissional dividirá experiências com amantes de perfumaria internacional.