Rede Nossa: Portaria do Governo de SC suspende todas as cirurgias eletivas por 20 dias

Por: Revista Nossa Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

A Secretaria de Estado da Saúde determinou em uma portaria a suspensão de cirurgias eletivas de alta e média complexidade pelos próximos 20 dias em Santa Catarina. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (22), foi tomada por causa do avanço da Covid-19 e tem como objetivo, conforme a secretaria, garantir o acesso das pessoas aos hospitais durante a pandemia.

A determinação é para hospitais públicos e privados. De acordo com a secretaria, a suspensão é aplicável a todas unidades que dispõem de leitos de internação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), intermediários ou clínicos, para tratamento das complicações relacionadas à infecção pelo novo coronavírus.

As cirurgias de urgência e a emergência e os procedimentos tempo-sensíveis - aqueles em que a vida do paciente pode estar em risco, continuam.

O estado tem 641.840 casos confirmados de Covid-19, com 6.988 mortes, de acordo com boletim do governo do estado desta segunda-feira (22). A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) SUS é de 89,02%.

A portaria 168/2021 ainda estabelece que as unidades precisam ampliar os estoques de gases medicinais, medicamentos, insumos e materiais de enfermagem, equipamentos de proteção individual, redirecionar e recrutar recursos humanos e reorganizar a disponibilidade de leitos e equipamentos. O estado também proibiu que as unidades restrinjam ou fechem o setor de emergência.

O governo de Santa Catarina havia emitido um documento na sexta-feira (19) pedindo para que os hospitais revejam estoques de insumos e medicamentos e que cancelassem as cirurgias eletivas de média e alta complexidade.

No ano passado, as cirurgias eletivas também foram suspensas por causa do aumento de casos e internações por Covid-19.

Veja também

Rede Nossa: Bolsonaro zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha
Medidas foram publicadas em edição extra do Diário Oficial.
Rede Nossa: Mulher apanha do marido mas diz a policiais que está tudo bem
Esposa deixou barato, mas a PM não deixou por menos.
Rede Nossa: Polícia intervém em briga de dois cidadãos e encontra duas armas de fogo prontas para meter bala
Discordância teria sido motivada pelas enxurradas das últimas 48 horas que estaria prejudicando a residência de um dos envolvidos.
Rede Nossa: Defesa Civil de Guaramirim segue registrando deslizamentos de terra no município
Até o momento foram registrados mais de 170 milímetros de chuva num acumulado de três dias.
Rede Nossa: Mãe com Covid-19 é entubada um dia após dar à luz trigêmeos em SC
Carolina Gotardo segue internada, mas apresenta melhoras, segundo marido, que visitou os filhos pela 1ª vez na segunda-feira: