Rede Nossa: Onésimo Sell estampa a capa da Revista Nossa de janeiro

Por: Priscilla Millnitz Pereira Foto: Jéssica Kopsch
Compartilhe

Eleito para ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores com o maior número de votos, Onésimo Sell pretende ter como principais bandeiras a infraestrutura e manutenção da cidade. Objetivos que fazem parte do seu cotidiano, afinal ele liderou a Secretaria de Obras e Serviços Públicos durante o primeiro mandato do governo Antídio Lunelli e entregou um pacote de obras beneficiando mais de 200 ruas em todos os bairros do município.


No Legislativo o foco muda, mas o mote continua o mesmo: entregar resultados. “Nessa eleição as pessoas escolheram votar em quem não fica só dentro de um escritório e sabe como é a vida de quem trabalha e produz todos os dias”, sugere.

 

E vivência das múltiplas realidades de Jaraguá do Sul ele tem e não é de hojeQuando sequer almejava um cargo público, Onésimo chegou à cidade para construir sua independência. Começou trabalhando como motorista de ônibus e se diz orgulhoso de ter conhecido assim praticamente toda a cidade, bem como outras regiões do Estado e do país. “Vi como a boa política ajuda a comunidade, desenvolve uma região e deixa legado para a sociedade”, reflete. O pensamento ficou latente. O hoje parlamentar acabou atuando em diversas outras áreas até a que amizade com o deputado federal Carlos Chiodini promoveu a sua reaproximação com a política. 

Ele conta que sempre teve afinidade com o MDB e chegou a presidir a juventude do partido na época em que ainda morava em Corupá, sua cidade natal. “Eu me filiei em 1996, mas a vida acabou me afastando um pouco do envolvimento partidário. Através de grandes amigos, como o deputado Chiodini, conheci grandes figuras que depois se tornaram parceiros de trabalho e voltar a fazer a diferença nesse meio”, relembra.

A construção do homem público

O jovem Onésimo ainda passou por outros setores na empresa de transporte, buscou formação em administração, foi nomeado Gerente Regional do Instituto de Previdência de Santa Catarina (IPREV) e se especializou em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável, o que lhe rendeu o convite para liderar a gerência regional da Fundação do Meio Ambiente (Fatma, atual Instituto do Meio Ambiente – Ima/SC).

Com esses desafios, a visibilidade do seu trabalho foi aumentando e a sua credibilidade também. Até chegar o ponto de ser convidado para ser diretor de administração da Prefeitura e, posteriormente, para ocupar uma das pastas mais importantes e com o maior impacto no dia a dia do jaraguaense assim que Antídio assumiu, em janeiro de 2017. Para dar conta da tarefa seguiu os conselhos da mãe, que sempre o orientou a se dedicar totalmente a cada tarefa que se propusesse a exercer. “Ser secretário já não é tarefa fácil. Ser o secretário de obras de um governo exigente como foi – e vai continuar sendo – o do Prefeito Antídio é um grande desafio, mas valeu a pena cada esforço”, garante.

A área é “espinhosa”, mas a receita de Onésimo muito simples: “tudo o que nós fizemos como gestores públicos foi seguir a receita clássica de fazer mais com menos”, diz. O desafio foi grande por conta da escassez de recursos, mas ele salienta que determinadas posturas da Prefeitura permitiram que tivesse caixa para fazer as obras que a cidade precisava e buscar recursos para tantas outras. 

É essa parcimônia que ele pretende levar para a Casa de Leis. Antes de anunciar qualquer medida, ele argumenta que precisa “tomar pé” da situação da Câmara. Segundo ele o Legislativo possui um corpo técnico de funcionários que é fundamental para o andamento dos trabalhos, mas frisa que ferramentas tecnológicas poderão tornar tudo ainda melhor. “Vamos buscar sempre a informatização dos serviços, para que os vereadores possam se dedicar ainda mais na fiscalização do Executivo e na busca de recursos para a cidade”, resume.

Resultado esperado

Em seu primeiro mandato, Onésimo Sell se compromete a ser um vereador atuante e honrar cada um dos 3.320 eleitores que confirmaram seu número nas urnas e fizeram dele o vereador mais votado de 2020. Durante a campanha ele conta que buscou dez metas para a legislatura, mas que no momento o combate à Covid-19 deve ser a prioridade. Ele afirma que será parceiro da administração municipal na busca de recursos em meio à pandemia. E bom relacionamento com o Executivo ele já tem.


Prefeito Antídio Lunelli, Onésimo Sell e o deputado Carlos Chiodini

O vereador é um entusiasta do prefeito emedebista e sabe que uma parte dos votos recebidos veio na esteira da boa gestão realizada por ele. “Quem não se orgulharia de estar na coligação do prefeito que mais realizou obras e investimentos em Jaraguá do Sul nos últimos anos?”, questiona. Mas a verdade é que a equipe de Onésimo se empenhou muito na campanha e ele conta que não se surpreendeu com o resultado das urnas. “Trabalhamos muito para que isso acontecesse”, resume. 

Ser eleito vereador na era digital certamente já representa um grande desafio. Ser eleito com o maior número de votos, então, aumenta ainda mais a visibilidade e as cobranças, mas Onésimo Sell afirma estar pronto. “Quero auxiliar a comunidade em suas pendências e atender as demandas ainda represadas em nosso município. Não será uma tarefa fácil, mas acredito que a população – que vai acompanhar o meu trabalho – vai verificar que farei o melhor possível pela nossa cidade”, avalia.

Em seu plano de governo estão ainda questões relacionadas às medidas de respeito ao meio ambiente, às políticas de mobilidade urbana e à revisão de leis e normas que regem o município. Para ele, é importante que elas estejam em constante atualização para melhorar a vida do povo jaraguaense.

 Vivendo sem pressa

Aos 46 anos de idade, Onésimo Sell é o tipo de pessoa que dá um passo de cada vez e se dedica inteiramente à função que lhe foi confiada. “Me dediquei totalmente a ser secretário de Obras – e alcançamos os melhores resultados da pasta em décadas. Esse é meu estilo de trabalhar, então agora também estou focado em ouvir a comunidade e pleitear suas demandas”, afirma.

Ele sabe que o novo trabalho exige disposição e também já está preparado para isso. A família entra com o apoio e nas horas vagas todos diminuem o ritmo. Casado e pai de um filho, ele admite que a rotina de todos é bastante puxada e que quando sobra um tempo livre prefere ficar em casa assistindo a um bom filme ou simplesmente saboreando uma boa comida. Apesar de não ser um jaraguaense nato, ele se diz bairrista e faz questão de valorizar aqueles que trabalham e desenvolvem suas empresas na cidade. “Olhar para os nossos munícipes, participar da vida da cidade e incentivar cada um a ser e fazer o melhor também é um de nossos papéis na vida pública”, enfatiza.

 

 

 

 

 

Veja também

Coluna do Moa - sexta- 05-03-2021
Depois de um ano inteiro de autonomia, alguns governadores e prefeitos não conseguiram sequer instalar
Rede Nossa: Projeto que institui Parada Segura passa por 1a votação
O PL é de autoria do vereador Luís Fernando Almeida (MDB) e foi assinado também pelos vereadores Anderson Kassner e Nina Santin Camello, ambos do PP, e Sirley Schappo (Novo).
Rede Nossa: A capa da Revista Nossa do mês estampa a gestora e empresária Deise Silvano
Conheça o comportamento de uma mulher do século 21.
COLUNA DO MOA - quinta- 04-03-2021
A morena poderia ser maravilhosa, linda, mas faz questão de ofuscar seu potencial com ar pretensioso e esnobe. Esconde sua beleza interior e...
Coluna do Moa -03-03- 2021 - quarta-feira.
O casal de advogados Luis Gustavo Ramos Coelho e Leticia Anna, segunda-feira, usaram as redes sociais para comunicar