Rede Nossa: O implante de silicone nas mamas pode interferir na amamentação? Dra. Ana Paula Passini responde

Por: Estética - Por Dr. Rodrigo Agacy e Dra. Ana Paula Passini
Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

As cirurgias de aumento das mamas com a utilização de implantes de silicone são realizadas de maneira mais difundida desde 1963, sendo a cirurgia estética mais realizada no Brasil segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Desde então, a qualidade e a segurança dos materiais melhoraram muito. Atualmente utilizamos próteses com superfície texturizada com cinco a seis camadas de revestimento e gel de silicone coesivo, evitando os problemas de extravasamento de silicone.

Para respondermos a pergunta acima devemos levar em consideração qual será a cirurgia realizada. Os implantes de silicone utilizados para o aumento das mamas são sempre colocados em posição abaixo da glândula mamária, não prejudicando em nada a amamentação por não interferir no tecido mamário que produz o leite nem nos ductos mamários. A cirurgia de implante de silicone tem menor influência na amamentação, quer seja colocado atrás da glândula mamária, quer seja atrás do músculo peitoral; porém caso ele seja inserido por meio da margem da aréola, no qual o tecido mamário é seccionado, pode haver prejuízo na amamentação.

A redução mamária é uma técnica que pode influenciar mais na amamentação do que a mastopexia (lifting de mama sem redução de tecido mamário), porque a cirurgia promove uma alteração maior devido nos ductos pela cicatrização.

Portanto a prótese de silicone em si não interfere na amamentação, o que pode interferir é a cirurgia realizada. Quanto mais mexermos na estrutura mamária na cirurgia, maior o risco de dificuldade para amamentação.

Agacy e Passini - Cirurgia Plástica
Dra. Ana Paula Passsini
CRM 15.512
www.agacyepassini.com.br

Veja também

Coluna do Moa desta quarta-feira
FAISCA Por favor gente, não convide para sentar na mesma os vereadores Jeferson Cardoso e...
Vamos falar sobre vidros?
São tantas as opções que muitas vezes o cliente pode não saber o que fazer no momento da escolha.
Asfaltamento da Rua 13 de Maio deve continuar em breve
Empresa responsável pelo novo trecho já foi conhecida por meio de licitação.
Central de Imunização do Centro fecha mais cedo amanhã
O motivo é a capacitação de rotina da equipe do posto.
Vôlei jaraguaense carimba o passaporte para a Olesc
Time venceu todos os jogos da etapa regional por três sets a zero e passou para a próxima fase.